ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Fazenda divulga nesta segunda-feira valores e calendário do IPVA

07/12/2015
A Secretaria da Fazenda divulga, nesta segunda-feira (7), o calendário de pagamento do IPVA 2016, incluindo a atualização sobre a frota tributável e as projeções de arrecadação para o próximo ano. Contendo informações sobre descontos para pagamentos antecipados e parcelamento, o anúncio ocorre durante entrevista coletiva, às 14 horas, com as presenças do secretário Giovani Feltes e do subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos.

O proprietário que optar pela quitação antecipada do IPVA 2016, com prazo até 4 de janeiro, terá a vantagem de pagamento com base na UPF/RS Unidade Padrão Fiscal) deste ano, e mais um desconto adicional que será informado pela Secretaria da Fazenda. Além disso, os contribuintes se valerão também dos descontos do Bom Motorista (agora em três faixas de 5%, 10% e 15%) e o do Bom Cidadão (NFG), de até 5%.

Mudanças em 2016

A principal mudança do IPVA 2016 está em um calendário mais curto. Para concentrar o recolhimento do imposto no primeiro quadrimestre e ao mesmo tempo garantir maior agilidade no combate à inadimplência, no próximo ano, o pagamento do IPVA terá como data-limite o final do mês de abril (calendário conforme o número final da placa do veículo vai de 4 a 27 de abril).

Além do pagamento antecipado até 4 de janeiro, continua existindo a modalidade de pagar o imposto em até três parcelas (janeiro, fevereiro e março).

Em 2015, para uma frota tributada de 3.882.341 veículos, a projeção de arrecadação é de R$ 2,69 bilhões. Até o momento, a receita é de R$ 2,59 bilhões. Deste volume de recursos, 50% é creditado de maneira automática em favor dos municípios.

Imagens relacionadas:
A principal mudança do IPVA 2016 está em um calendário mais curto - Foto: Divulgação Sefaz
A principal mudança do IPVA 2016 está em um calendário mais curto - Foto: Divulgação Sefaz
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Enviar a um amigo

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - Fax: (51) 3021.2627 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br