ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Receita Estadual intercepta carga ilegal vinda da Argentina avaliada em R$ 950 mil

03/12/2015

Apreensão de carga ilegal
A apreensão da carga ilegal foi feita quando uma equipe de técnicos tributários fiscalizava o trânsito no Posto de Estreito - Foto: Divulgação Receita Estadual Download HD (770,00 kB)

Um caminhão carregado de caixas de desodorantes, tintura de cabelo e óculos de sol foi interceptado por servidores da Receita Estadual do Posto Fiscal de Estreito, localizado no município de Marcelino Ramos. Avaliado em R$ 950 mil, o carregamento vinha da Argentina e o veículo possuiu uma nota de exportação onde constava o transporte de polpa de beterraba. A apreensão da mercadoria caracteriza o crime de descaminho, que é a entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem recolher os impostos e sem autorização legal para ingressar no país.

A apreensão da carga ilegal foi feita quando uma equipe de técnicos tributários fiscalizava o trânsito no Posto de Estreito. Os produtos foram repassados para a  unidade da Receita Federal situada em Passo Fundo, a quem compete controlar mercadorias nesta situação.

Para o supervisor do Posto Fiscal, auditor fiscal Oscar Barandas, tanto o crime de descaminho, como o contrabando (entrada ou saída de mercadorias proibidas) são fatores de desequilíbrio em diversos setores da economia. “Esta concorrência desleal acaba impulsionando o desemprego, provocam o fechamento de empresas que atuam de maneira formal e impactam na arrecadação”, salientou Barandas.

Além de permitir a intercepção das cargas ilegais, a fiscalização de trânsito auxilia a Receita Estadual para reunir indícios para futuras auditorias para o combate à sonegação de ICMS.


VOLTAR
Print

Enviar a um amigo

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - Fax: (51) 3021.2627 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br