Também foi destacada a participação do Afocefe, à convite da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, em todas as audiências públicas realizadas no Estado para discutir a proposta orçamentária para 2016, em que foi apresentado o trabalho ''A crise é de receita'', culminando no Grande Expediente realizado pelo presidente da Comissão, Luís Augusto Lara, que destacou os apontamentos do Sindicato, especialmente quanto ao modelo de gestão que gera crise na receita e a necessidade de políticas para coibir a sonegação. Também foram relatadas as emendas feitas ao Plano Plurianual referentes a despesa e receita, especificando claramente investimentos em melhorias na fiscalização ostensiva.
O presidente Carlos De Martini Duarte afirmou que o Sindicato protagonizou as discussões no Estado sobre a necessidade de ações efetivas para combater a sonegação e quanto ao modelo insuficiente de fiscalização. ''Mostramos à toda sociedade que a crise financeira do Estado é de receita devido a um modelo insuficiente de fiscalização adotado há muitos anos e que há espaço para um melhor aproveitamento do trabalho dos Técnicos Tributários'', enfatizou.
O vice-presidente, Gilberto da Silva, abordou o parecer da PGE sobre a escala de trabalho no Posto Fiscal de Torres e fez um relato da atuação do Sindicato para chegar a um equilíbrio entre os Técnicos e a administração.
Também foi tratada da necessidade de ampliar a presença de policiais nos Postos Fiscais e Turmas Volantes para acompanhar as operações.
A consultora da Saúde Pas, Fernanda Rosa, ainda falou dos benefícios do plano de saúde disponibilizados aos filiados.