Para Covatti, a tecnologia não substitui a fiscalização presencial. ''Um dos meus focos de trabalho é referente a gestão da Receita'', frisou, sugerindo que haja um Fórum de Debate permanente na Assembleia sobre os temas abordados pelo Afocefe, devido a sua relevância para o desenvolvimento do Estado, o que, conforme ele, poderá ser implementado no próximo ano, na gestão da deputada Silvana Covatti como presidente do Parlamento gaúcho.
O deputado Covatti Filho destacou a importância das discussões propostas pelo Afocefe sobre a ampliação da fiscalização ostensiva. ''Há um clamor da sociedade por mais fiscalização. Independente da cor partidária, o momento está propício para ampliar o debate'', afirmou.
O deputado disse que levará as contribuições do Afocefe à Comissão Permanente de Constituição e Justiça do Congresso Nacional, a qual integra e à Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, que também é membro.
Representando o Afocefe, participaram da reunião o presidente Carlos De Martini Duarte, o secretário-geral, Niro Afonso Pieper e os diretores Ives Leite Lucas e Rodrigo de Castro Silveira. Estiveram presentes também o vice-presidente da Febrafisco, Guilherme Campos, a diretora geral e secretária substituta da Secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos, Maria Elisabeth Pereira, o diretor administrativo da Secretaria, Aldo Peres e o técnico tributário, José Vitor Pita dos Santos.