ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

AFOCEFE Sindicato participa do roteiro da Assembleia Legislativa sobre o Orçamento de 2016

26/10/2015

A diretoria do AFOCEFE Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual tem acompanhado o roteiro de audiência públicas promovido pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Luís Augusto Lara (PTB).

O Projeto de Lei Orçamentária 2016 (LOA) — PL nº 342/2015 – já foi debatido em audiências públicas realizadas em Porto Alegre (Auditório Dante Barone) e nas Câmaras de Vereadores de Caxias do Sul, Torres, Pelotas, Santa Rosa, Passo Fundo e Santa Maria, todas com a presença de um bom número de lideranças regionais, que, ao final das audiências definem prioridades nos investimentos do Governo a serem privilegiadas nas emendas dos parlamentares e no relatório da Comissão.

Estas votações têm apontado a necessidade de atenção para segurança pública, transporte escolar, extensão rural, economia solidária, saneamento, infraestrutura, acessos asfálticos e meio ambiente. “Este processo de discussão junto à comunidade é fundamental para garantirmos a transparência sobre o destino do nosso dinheiro e para fortalecermos a cidadania”, afirma o presidente da Comissão.

O deputado Lara convidou o AFOCEFE para incluir o “olhar na receita” nas audiências, através da apresentação do estudo “A Crise é de Receita”, elaborado pela entidade e que demonstra que o modelo de gestão das finanças adotado pela Secretaria da Fazenda tem relegado as fontes tradicionais de receita, em especial, os setores da economia representados pelas empresas de médio porte, e tem desmantelado a fiscalização ostensiva.

O estudo aponta ainda que a evolução das receitas oriundas do ICMS no RS têm um desempenho abaixo da maioria dos outros Estados e que se tivessem acompanhado o crescimento do imposto em SC e PR poderiam ser arrecadados R$ 3,24 bilhões a mais por ano. As apresentações foram conduzidas pelo presidente Carlos De Martini Duarte, em Porto Alegre, Caxias e Pelotas, pelo vice-presidente Gilberto da Silva, em Torres, e pelo secretário-geral Niro Afonso Pieper, em Santa Rosa, Passo Fundo e Santa Maria.

Nesta segunda e terça, Carlos De Martini fará a apresentação nas duas últimas audiências públicas programadas, que ocorrerão nas Câmaras de Vereadores de Bagé (segunda, às 14h30min) e de Santa Cruz do Sul (terça, às 19h30min).

De Martini alerta que a queda contínua da arrecadação em três setores estratégicos: combustíveis, energia elétrica e comunicações, está muito abaixo da média nacional. Também tem defendido que a fiscalização mais eficaz, com valorização do trabalho dos Técnicos Tributários, permitiria o ingresso de recursos para o desenvolvimento do Estado e cumprimento das obrigações básicas pelo Tesouro, além de proporcionar a concorrência leal entre as empresas.

Imagens relacionadas:
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br