ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

A percepção de risco aumentará a receita

14/10/2015

As ações fiscais noticiadas nesta quarta-feira, 14, demonstram que, quando provocada, a Secretaria da Fazenda possui inúmeros instrumentos de combate à sonegação e de aumento da arrecadação. A mudança de postura da Receita Estadual, ao passar a intensificar ações fiscais de combate à sonegação, e divulgá-las, deve ser parabenizada.

A arrecadação de impostos deve crescer pelo combate à sonegação e o aumento da percepção de risco. A notícia do fisco estadual informa a existência de 300 milhões sonegados atribuídos à atuação de apenas 34 empresas a serem fiscalizadas nesta ação de fiscalização.

Comprova-se pelas informações que o monitoramento eletrônico, por si só, não inibe a sonegação, sendo necessária a fiscalização ostensiva para apontar os efetivos ilícitos fiscais cometidos por contribuintes cadastrados, quanto mais pelos informais.

Percebe-se que o modelo de gestão fazendária está sendo revisto, pois o foco só no virtual não tem proporcionado os resultados que o Estado necessita. O desmantelamento da fiscalização ostensiva deve ser imediatamente estancado; é preciso presença mais constante do Estado junto à comunidade, inibindo a sonegação, aumentando a percepção de risco.

Para tanto, defendemos o fortalecimento das estruturas da fiscalização ostensiva, aumentando o número de turmas volantes ativas e aprimorando os equipamentos utilizados nos Postos Fiscais. Os sistemas integrados trarão resultados ainda melhores ao erário público.

O AFOCEFE SINDICATO vem manifestando, há muito tempo, sua convicção que a crise do Estado também é de Receita. Rever despesas é importante, mas aprimorar a busca de receitas nas fontes tradicionais, através de uma fiscalização mais eficiente, é primordial para o Estado voltar a crescer e se desenvolver.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br