ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Afocefe participa de audiência pública sobre o contrabando de cigarros e os prejuízos aos cofres públicos

10/09/2015
Nesta manhã, a diretoria do Afocefe Sindicato acompanha os trabalhos da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, participando da audiência pública com a finalidade de debater o contrabando do cigarro, o comércio ilegal e o impacto nas finanças do Estado do Rio Grande do Sul, que trata do contrabando do cigarro.
A Audiência pública foi proposta pelo Deputado Luiz Fernando Mainardi Comissão é presidida pelo Deputado Marcelo Morais. Presentes os deputados João Fischer, Frederico Antunes, Jorge Pozzobom e o presidente da Assembleia Legislativa Deputado Edson Brum. Dados apresentados na audiência apontam que 85% do contrabando do cigarro está concentrado na Região Sul. Sendo que no Rio Grande do Sul a produção de fumo está presente em 55% dos municípios. 
O presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, reforçou a importância de um trabalho integrado entre os órgãos de fiscalização para ampliar a sensação de risco dos contrabandistas, não apenas para preservar o mercado do tabaco gaúcho, que é o maior produtor do Brasil, como, também, para não permitir a entrada de cigarros que causam mais prejuízos à saúde dos consumidores, gerando aumento dos gastos com saúde pública. “ Não podemos tratar o assunto como se não fosse problema nosso. O Rio Grande sempre perde, quando não arrecada tributos, quando deixa o mercado informal prejudicar a economia e quando tem que gastar recursos na saúde pública”.
Em todas as manifestações ficaram evidenciadas a necessidade da nomeação nos últimos concursos para Técnico Tributário da Receita Estadual e Auditor Fiscal da Receita Estadual como forma de dar condições para a Receita Estadual reforçar suas estruturas de fiscalização.
É estimada a perda de 150 milhões de reais em ICMS por ano no RS com o contrabando de cigarros. A estimativa no ano de 2014 foi de 115 milhões, o que demonstra claramente um aumento nesta prática ilegal. Além de representantes de entidades e empresas ligadas ao mercado do tabaco, estiveram presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Rodoviária Estadual, da Brigada Militar, da Receita Federal e da Receita Estadual, além do vice-presidente da Febrafisco, Guilherme Campos.

Fotos de Luiz Morem
Imagens relacionadas:
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br