ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Assembleia Legislativa lança Frente Parlamentar de Combate à Sonegação

09/09/2015

A Frente Parlamentar de Combate à Sonegação Fiscal, à Pirataria e ao Contrabando foi lançada nesta quarta-feira, 09, na Assembleia Legislativa. Coordenada pelo deputado Juliano Roso (PCdoB), a iniciativa recebeu adesão de 47 parlamentares.

O deputado Juliano Roso, no ato de lançamento, destacou que a ideia de criar a Frente foi do presidente do Afocefe Sindicato, Carlos De Martini Duarte. Bandeira levantada pelo Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual, o combate à sonegação se estendeu a outras categorias profissionais, lideranças políticas e empresarias, que clamam por ações do Governo para coibir a ação dos sonegadores e estancar os recursos que vazam dos cofres estaduais.

Abrindo a instalação da Frente, De Martini apontou que, somente este ano, o Brasil vai perder R$ 500 bilhões em sonegação de impostos. No Rio Grande do Sul a evasão fiscal chega a R$ 7 bilhões,segundo dados do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). Com esse valor o Estado pagaria 12 meses da folha de todos os servidores ativos do Poder Executivo. ''O combate à sonegação é premissa para o Estado elevar a receita sem aumento da carga tributária e promover a justiça fiscal'', disse o presidente do Afocefe.

O coordenador da Frente afirmou que a primeira ação do grupo de trabalho, que reunirá deputados e técnicos de órgãos de controle, será uma carta aberta pedindo maior presença da fiscalização, controle das fronteiras, reativação dos postos fiscais que foram fechados e nomeação dos aprovados nos concursos da Receita Estadual. O documento será entregue ao Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e à presidência da Assembleia Legislativa.

Também serão realizadas caravanas aos seis postos fiscais em funcionamento e aos dez que foram fechados, para a elaboração de um dossiê apontando o papel de cada unidade de fiscalização e os prejuízos ao Estado com a falta de fiscalização. 
A frente também apresentará projetos de lei que beneficiem o aumento da fiscalização e o controle das mercadorias que circulam no Estado.

''Estas medidas podem evitar que o Estado tenha novo aumento de impostos. Várias tentativas já foram implementadas por diferentes Governos para superar as dificuldades financeiras, e nunca se encontrou um resultado efetivo. A saída para a crise passa pelo combate à sonegação'', afirmou o deputado Juliano Roso.

Imagens relacionadas:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br