O Conselho Deliberativo do Afocefe Sindicato, reuniu-se nesta quarta-feira, 09, na sede da entidade, para analisar a participação do Afocefe no Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais e debater a proposta do Sindicato para o Estado superar a crise financeira sem a necessidade do aumento de impostos.
O vice-presidente do Afocefe, Gilberto da Silva, apresentou aos integrantes do Conselho o estudo detalhado sobre crise da Receita, que mostra um comparativo da arrecadação do RS com os demais estados nos principais setores da economia e retrata que o Estado gaúcho ocupa a 20ª posição no desempenho do crescimento da arrecadação entre as 27 unidades da federação.
Também foram apresentadas propostas do Afocefe para um novo modelo de fiscalização, que otimiza a atuação da Receita Estadual para que o Estado possa elevar receita. ''A fiscalização ostensiva aumenta a percepção de risco, mostra que a Fazenda está agindo para buscar recursos para o Estado'', disse De Martini.
As nomeações dos Técnicos Tributários também foram tratadas. O diretor de Comunicação, Giugliano Medeiros, lembrou que hoje faz um ano da homologação dos resultados do concurso e que o Afocefe defende permanentemente a nomeação em todas as reuniões com a gestão da Secretaria da Fazenda, que continua a afirmar que a limitação é o Decreto do Governador.