ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Afocefe apresenta ao deputado Vilmar Zanchin alternativas para a elevação da receita sem aumentar impostos

27/08/2015

Nesta quinta-feira, 27, o Afocefe apresentou o estudo ''A crise é de receita'' ao deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB), em que a entidade sinaliza alternativas para elevação da receita sem o sacrifício do bom contribuinte gaúcho.

O presidente do Sindicato, Carlos de Martini Duarte e o vice-presidente Gilberto da Silva relataram o desempenho da arrecadação do ICMS doRio Grande do Sul dos últimos anos, em que o estado aparece no 20º lugar na comparação com as demais unidades da federação. ''Este trabalho técnico desenvolvido pela entidade é para agregar. É uma alternativa de aumento de receita por meio da fiscalização ostensiva para combater a sonegação sem precisar aumentar impostos e sacrificar mais uma vez a sociedade gaúcha'', disse o presidente.

Para o Afocefe, a crise de receita decorre do modelo de gestão, já que o Estado arrecada muito menos do que pode. ''Se acompanhasse a média de evolução da receita de ICMS dos estados do Paraná e de Santa Catarina, por exemplo, somente em 2014 teria ingressado aos cofres do RS, 3.2 bilhões de reais acima do arrecadado'', afirmou o presidente do Sindicato.

O presidente reiterou que as fontes tradicionais de receita não estão esgotadas. ''O Estado, ao focar as ações da Fazenda em uma única proposta, de fiscalizar a arrecadação somente pelo meio digital, com informações fornecidas pelo contribuinte ou monitoramento virtual, reduz os controles físicos da circulação de mercadorias, sem ter um estudo técnico, consistente, que sustentasse tais medidas. A circulação de mercadorias é real e deve ser submetida a fiscalização física para combater efetivamente os ilícitos'', disse De Martini.

Participou também da reunião o chefe de gabinete do deputado, o Técnico Tributário, Ivanir Roncatto.

Imagens relacionadas:
 
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br