ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Souza Cruz visita o Afocefe

12/08/2015

Em retribuição a visita que o Afocefe fez ao SindiTabaco e ao parque industrial da Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul, executivos da empresa fumageira estiveram nesta terça-feira, 11, na sede do Sindicato dos Técnicos Tributários.

O chefe de relações institucionais da Souza Cruz, Fernando Bomfiglio, e o consultor Valdir Loeff foram recebidos pelo presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, pelo vice-presidente, Gilberto da Silva, pelo secretário-geral, Niro Afonso Pieper, e pelo diretor Ives Leite Lucas.

Na reunião foi realizada uma análise da conjuntura econômica regional e traçadas as perspectivas e efeitos perversos que medidas como o aumento de alíquotas, a ser encaminhada pelo Executivo gaúcho ao Parlamento, podem produzir na economia, reduzindo a atividade econômica.

Foi debatida também a contribuição que os Técnicos Tributários podem oferecer ao Estado para superar a crise de receita e a convergência dessas propostas com as defendidas pelos executivos das empresas e de diversas organizações e associações que debatem o tema, como o IDESF, o ETCO e outros movimentos de defesa da concorrência e do consumidor.

O Afocefe defende que há alternativas para o Estado enfrentar as dificuldades financeiras, sem precisar aumentar impostos. ''As fontes tradicionais de receita não estão esgotadas. Aumentar a arrecadação por meio da fiscalização é o caminho'', disse De Martini.

Fernando Bomfiglio falou sobre a representatividade do setor fumageiro na economia gaúcha, a queda de produção no setor e as dificuldades enfrentadas, como o agravamento da concorrência desleal do comércio ilegal de cigarros (o contrabando passou de 22% em 2011 para 43 % em 2014, com projeção de evasão fiscal entre 4 e 5 bilhões em apenas um ano) e a elevação recente da carga tributária para as empresas nacionais do setor. ''O tabaco é produzido em 246 municípios do Estado, sendo que 300 mil gaúchos dependem economicamente desta atividade'', afirmou.

O executivo da Souza Cruz manifestou interesse em dar continuidade às discussões sobre o tema e realizar um trabalho em conjunto com o Afocefe e outras entidades e órgãos de controle visando a defesa das empresas e da economia gaúcha.

Imagens relacionadas:
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br