Para discutir caminhos à solução financeira do Estado e o papel das categorias profissionais frente à crise, o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, foi convidado a expor a visão dos Técnicos Tributários aos dirigentes do Sindicato dos Engenheiros (SENGE).
A reunião ocorreu na quarta-feira, 22, na sede do SENGE. Os diretores do Sindicato dos Engenheiros destacaram o papel propositivo do Afocefe em apontar saídas para a crise financeira.
''Há caminhos para reverter a situação crítica das finanças públicas e é pelo combate á sonegação e ao contrabando através da intensificação da fiscalização'', apontou De Martini. Também foi discutido a necessidade de uma reforma tributária.
Os diretores do SENGE relataram as propostas que estão sendo desenvolvidas pela entidade em projetos de Estado, com foco na infraestrutura e valorização da engenharia.
O Afocefe e o SENGE prosseguirão as discussões para capitanear ações com outras entidades de servidores para definir uma estratégia capaz de reverter a agenda pífia do Governo, que é lesiva aos interesses da economia gaúcha, e contribuir para evitar a repetição de velhas fórmulas para combater a crise, apontando novos caminhos, que não o de cortes de despesas, demissões, enfraquecimento do serviço público e do Estado e aumento de impostos.
A reunião teve a presença do presidente do SENGE, Alexandre Wollmann, dos vice-presidentes José Luiz Azambuja e Luiz Alberto Schreiner, e dos diretores de Negociações Coletivas Tadeu Rodriguez e Diego Oliz. Também contou com a presença do administrador Gerson Carrion.