ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Contra a sonegação - Almanaque Gaúcho (Zero Hora)

13/07/2015

Contra a sonegação

13 de julho de 20150

1

No final da década de 1950, um inédito concurso milionário empolgou os cariocas e foi importado pelos gaúchos, também com grande sucesso. Trata-se da campanha promovida pelo Departamento de Renda Mercantil, do então Distrito Federal, chamada “Seu Talão Vale Um Milhão”. Ao que tudo indica, a ideia partiu do senhor Nelson Mufarrej, na época secretário- geral de Finanças da prefeitura do Rio de Janeiro, para coibir a sonegação de impostos na venda de produtos aos consumidores.
3

Mufarrej teria se baseado em sua própria experiência, ao constatar que mesmo em sua casa não havia controle de gastos devido à falta de comprovantes das despesas, o que dificultava um monitoramento mais preciso. “A contabilidade doméstica é sempre um problema. Não se faz contabilidade sem comprovantes, pois só estes permitem verificar sistematicamente como se gasta, quando se gasta e quanto se gasta”, concluiu ele.

4

Fazer com que o público exigisse notas fiscais e os comprovantes de caixa que, chegando a determinado valor, seriam trocados por cautelas numeradas que concorreriam a um grande prêmio em dinheiro, foi o artifício das autoridades para conseguir a adesão popular e, com isso, reforçar a fiscalização. Parece que deu certo. Aqui, o governo do Estado tirou proveito financeiro e fiscalizou, com vantagem, o Imposto de Vendas e Consignações.

Em Porto Alegre, no dia do sorteio, o ginásio de esportes do Grêmio Náutico União ficou lotado, e o resultado acabou com seis meses de expectativa de grande parte dos gaúchos. O grande ganhador foi o senhor Oscar Piccolo (na foto, com a mão no bolso), pai do campeão de vela Nelson Piccolo.

(Fonte: Zero Hora - Almanaque Gaúcho - página 36 (13 de julho de 2015))
Arquivos relacionados:
Contra a sonegação

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br