ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Afocefe acompanha palestra do presidente do TCE na Federasul

17/06/2015

Com o tema “TCE-RS: 80 anos defendendo os direitos da sociedade'', o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, falou nesta quarta-feira, 17, sobre atuação do Tribunal e os mecanismos de fiscalização utilizados para aumentar a eficiência do controle externo das contas públicas, durante o ''Tá na Mesa'', reunião almoço promovido pela Federasul.

O Afocefe Sindicato, representado pelo presidente Carlos De Martini Duarte, pelo vice-presidente, Gilberto da Silva e pelos diretores Niro Afonso Pieper, Rodrigo de Castro Silveira e Franciscus Saedt, acompanhou a palestra.

Na ocasião, os dirigentes do Sindicato entregaram exemplar da última edição da revista do Afocefe ao presidente do TCE e ao procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino. A publicação trata de mecanismos para aumentar receita sem elevar tributos e aborda experiências exitosas de especialistas da administração tributária do País, expostas no 15º Sefaz Debate. O presidente do TCE destaca a atuação do Tribunal na administração e fiscalização tributária.

Miola apresentou números para dimensionar a atuação do TCE. Em 2014, o Tribunal auditou 1256 órgãos e entidades, julgou 17 mil processos, recebeu mais de 7 mil denúncias e emitiu aos gestores 49 medidas cautelares envolvendo R$ 341 milhões.

Foram mais de 3 mil auditorias para fiscalizar os gastos orçamentários e também orientar, acompanhar e qualificar as gestões. Somente em 2014, nove mil pessoas participaram dos programas de aperfeiçoamento do TCE.

Para evitar o desperdício de recursos, Miola aconselha que sejam feitos diagnósticos precisos com avaliação de resultados e indicadores. “Estamos trabalhando nesse sentido e conseguimos uma maior eficiência no serviço de atendimento da FASE aos adolescentes privados de liberdade e na educação infantil”, exemplificou.

O TCE também defende que todos os órgãos públicos exponham nos Portais de Transparência a utilização dos recursos para ampliar a participação e controle social. “Assim podemos inibir e prevenir a corrupção“, destacou o presidente.

Outra frente de atuação é a vigilância da arrecadação de recursos, que já possui normas editadas com o intuito de preservar os valores que chegam aos cofres públicos.

Imagens relacionadas:
 
 
 
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br