ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Associação dos Criadores de Suínos pede que ICMS permaneça reduzido

16/06/2015

Decreto que altera índice para saídas de suínos vence no dia 30 de junho

A Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) formalizou ontem à Secretaria da Fazenda novo pedido de manutenção de decreto que reduz de 12% para 4% a base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de suínos vivos. No final de abril, a medida que estava em vigor desde o governo anterior foi renovada por 60 dias. Com vencimento previsto para 30 de junho, o pleito do setor é uma solução definitiva ou a prorrogação por período de pelo menos quatro anos. ''Sabemos que o Estado está com dificuldades, mas não vamos abrir mão da  prorrogação deste decreto'', disse o presidente da Acsurs, Valdecir Folador.

Dos 8,2 milhões de suínos produzidos por ano no Rio Grande do Sul, apenas 300 mil são enviados para outros estados. Mas a comercialização para fora do Estado gera emprego e garantia de renda para pelo menos 800 das 8 mil famílias que vivem da criação de suínos.

O benefício fiscal está em vigor desde 2009. Folador destaca que o ICMS de 12% inviabiliza o envio. ''Se os produtores tiverem que pagar 12% sobre essa comercialização, isto representa mais de R$ 50 por suíno vendido para fora do Estado'', avalia Folador.

Segundo o deputado federal Jerônimo Goergen, o mecanismo funciona como um regulador de mercado, para evitar uma superoferta de matéria-prima.

O pedido foi feito aos secretários da Fazenda, Giovani Feltes, da Agricultura, Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto.

A Secretaria da Fazenda informou que ele está em análise e será levado para decisão junto ao núcleo de governo do Estado até o fim do mês.

(Fonte: Correio do Povo, 16 de junho de 2015)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br