''Um secretário que entrou para a história''. Assim começou a manifestação do presidente do Afocefe Sindicato, Carlos De Martini Duarte, na terça-feira, 19, em audiência com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB).
Schirmer foi secretário da Fazenda do RS no Governo Simon, em 1987 e relatou que encontrou uma Secretaria com servidores desmotivados e com baixos salários. Na sua gestão enfrentou três greves e, mesmo assim, não deixou de dialogar com as categorias da Casa. Com determinação, implantou uma nova realidade funcional.
Como secretário da Fazenda, Cezar Schirmer foi assessorado por diversos Técnicos Tributários. Sua gestão atuou no combate à sonegação através da ampliação da fiscalização ostensiva. Estas ações geraram aumento sucessivos de arrecadação. Muitas vezes a atuação na fiscalização no trânsito de mercadorias arrecadou mais ao Estado do que as auditorias.
Na audiência, que contou também com a presença do vice-presidente do Afocefe, Gilberto da Silva e das técnicas tributárias e delegadas sindicais de Santa Maria, Márcia Regina Stragliotto e Juliana Zucheto de Lima, foram discutidas questões políticas e estruturais do Estado, como os desafios do Governo Sartori em buscar o equilíbrio financeiro, além de temas locais, como o mandato de Schirmer na prefeitura de Santa Maria.
O presidente do Afocefe ressaltou que Cezar Schirmer tem uma história de destaque no cenário político estadual. Como prefeito de Santa Maria foi reeleito com 75% de aprovação, foi vereador, deputado estadual e federal por diversos mandatos chefe da Casa Civil, secretário estadual de Ciência e Tecnologia, da Agricultura e da Fazenda.
''Não temos dúvida de que Schirmer terá uma posição de destaque no Governo de José Ivo Sartori, após encerrar sua missão na Prefeitura de Santa Maria'', apontou De Martini. O prefeito foi um dos integrantes da equipe de transição do atual Governo gaúcho.