ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Aliados desaprovam aumento de impostos

28/04/2015

Governo Sartori estuda "ajuste tributário" para equilibrar contas do RS


O aumento de impostos passou a ser admitido por integrantes do governo de José Ivo Sartori como alternativa a ser adotada para ajustar as contas do Estado. Líder do governo na Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB) confirmou nesse domingo que há estudos em andamento sobre o ajuste tributário. “Tanto o ajuste geral, quanto por setores da economia”, completou.

Postal não é o primeiro a mencionar um possível aumento de impostos. Desde a última sexta-feira, o deputado Ibsen Pinheiro — presidente do PMDB e um dos principais articuladores políticos do governo Sartori — passou a mencionar a majoração dos tributos como forma de enfrentar a crise no caixa.

A ideia, no entanto, não encontra respaldo entre aliados de Sartori. Para o líder da bancada do PP na Assembleia, deputado Frederico Antunes, o tema “nem entra em negociação com a bancada progressista”. “Não aceitaremos discutir aumento de impostos sob hipótese alguma”, afirma Antunes. Segundo ele, a posição contrária ao aumento de tributos foi uma das condições que o PP impôs antes de definir seu apoio a Sartori, quando PMDB e PP selaram aliança para o segundo turno da eleição do governador. “Colocamos isso como algo de que não abriremos mão. Se o governo apresentar, que não conte com votos da nossa bancada”, adverte.

Líder da bancada do PDT, o deputado Diógenes Basegio diz que a bancada trabalhista não compactua com a ideia. Para Basegio, a elevação de alíquota tributária, “mesmo sendo seletiva, teria impacto negativo generalizado na economia”. O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) concorda: “O volume de tributo arrecadado resulta do volume de produção e comercialização. Aumento de imposto tira competitividade, encolhe a economia.” Postal ressalva que o tema precisa ser amadurecido e garante que ainda não há definição de projetos acerca do tema.

(Fonte: Correio do Povo, 27 de abril - Política - página 03)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br