Ao abrir a programação de palestras do projeto Tá Na Mesa, da Federasul, o governador José Ivo Sartori (PMDB) adiantou, na manhã de hoje, que vai detalhar, nesta quinta, o quadro econômico do Rio Grande do Sul. Sartori reiterou que deve ficar em aproximadamente R$ 5,4 bilhões o déficit previsto para 2015. O governador também disse que a gestão está buscando as melhores ferramentas para tentar enfrentar o quadro de desequilíbrio financeiro.
“Nossos técnicos da Fazenda, junto com o secretário (Giovani Feltes), estão fazendo os últimos detalhes (para quinta-feira). E, amanhã, nós vamos apresentar isso com a total transparência e tranquilidade, para que a população possa se apoderar dessa realidade. Nós estamos procurando enfrentar o desequilíbrio financeiro, controlando a despesa e priorizando as áreas essenciais”, expôs Sartori.
Amanhã, às 10h, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, palestra na 15ª Sefaz Debate, evento organizado pelo Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual que ocorre no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O governador também vai participar do encontro. O objetivo do evento é tentar buscar alternativas para ampliar a arrecadação sem elevar tributos, a exemplo do que fizeram outros estados da Federação.
A intenção também é discutir mais possibilidades de combate à sonegação de impostos, o que reflete, diretamente, no aumento da arrecadação de ICMS. Há confirmação da presença dos secretários estaduais da Fazenda do Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola.
http://www.radioguaiba.com.br/noticia/sartori-expoe-amanha-panorama-da-crise-economica-do-rs/