Temendo aumento de impostos, tributários propõem mais fiscalização para melhorar arrecadação - RÁDIO GUAÍBA
05/03/2015
Temendo aumento de impostos, tributários propõem mais fiscalização para melhorar arrecadação
Um exemplo apresentado foi o do Ceará, que utiliza scanners nos postos fiscais
Técnicos tributários do Estado, vinculados ao sindicato que representa a categoria, estiveram no Palácio Piratini e apresentaram sugestões para que o governo aumente a arrecadação através de fiscalizações e não por meio de aumento de impostos. Mesmo que o governador Sartori negue reajuste de tributos a leitura é de que em tempos de crise financeira os governos taxam a população. Entretanto, o presidente da Afocefe, Carlos de Martini, argumenta com exemplos de outros Estados a fim de evitar alternativas mais drásticas. No Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro houve aumento da arrecadação por meio do incremento nas fiscalizações tributárias.
As iniciativas foram apresentadas diretamente para o governador Sartori. “Temos que mudar concepções. Ferramentas, estratégias e mecanismos existem (para melhorar a fiscalização). O que se precisa é de investimentos e da autoridade da Secretaria da Fazenda”, declarou Martini.
A secretaria da Fazenda garante estar atenta às reivindicações da categoria e já prevê ações práticas. Uma delas é a ida de fiscais para o trânsito a fim de controlar as mercadorias que circulam pelo Estado.
Um exemplo apresentado foi o do Ceará, que utiliza scanners nos postos fiscais para conferir as mercadorias que entram e saem do território cearense. A auditoria operacional realizada pelo TCE do Ceará, nos postos de fiscalização, verificou o desempenho e a sustentabilidade dos equipamentos de Raio-X. O relatório indicou que, “os scanners atendem aos objetivos propostos pela Sefaz, que investiu R$ 97 milhões para implementar o projeto, pioneiro no País”. Para garantir investimento e compras de equipamentos em época de crise a sugestão dos técnico tributários gaúchos é recorrer a empréstimos internacionais que estimulam mecanismos de controle público.
Fonte:Voltaire Porto/Rádio Guaíba
(Fonte: Rádio Guaíba - 04 de março de 2015)
|