ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Temendo aumento de impostos, tributários propõem mais fiscalização para melhorar arrecadação - RÁDIO GUAÍBA

05/03/2015

 

Temendo aumento de impostos, tributários propõem mais fiscalização para melhorar arrecadação

Um exemplo apresentado foi o do Ceará, que utiliza scanners nos postos fiscais

Técnicos tributários do Estado, vinculados ao sindicato que representa a categoria, estiveram no Palácio Piratini e apresentaram sugestões para que o governo aumente a arrecadação através de fiscalizações e não por meio de aumento de impostos. Mesmo que o governador Sartori negue reajuste de tributos a leitura é de que em tempos de crise financeira os governos taxam a população. Entretanto, o presidente da Afocefe, Carlos de Martini, argumenta com exemplos de outros Estados a fim de evitar alternativas mais drásticas. No Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro houve aumento da arrecadação por meio do incremento nas fiscalizações tributárias.  

As iniciativas foram apresentadas diretamente para o governador Sartori. “Temos que mudar concepções. Ferramentas, estratégias e mecanismos existem (para melhorar a fiscalização). O que se precisa é de investimentos e da autoridade da Secretaria da Fazenda”, declarou Martini. 
 
A secretaria da Fazenda garante estar atenta às reivindicações da categoria e já prevê ações práticas. Uma delas é a ida de fiscais para o trânsito a fim de controlar as mercadorias que circulam pelo Estado. 
Um exemplo apresentado foi o do Ceará, que utiliza scanners nos postos fiscais para conferir as mercadorias que entram e saem do território cearense. A auditoria operacional realizada pelo TCE do Ceará, nos postos de fiscalização, verificou o desempenho e a sustentabilidade dos equipamentos de Raio-X. O relatório indicou que, “os scanners atendem aos objetivos propostos pela Sefaz, que investiu R$ 97 milhões para implementar o projeto, pioneiro no País”. Para garantir investimento e compras de equipamentos em época de crise a sugestão dos técnico tributários gaúchos é recorrer a empréstimos internacionais que estimulam mecanismos de controle público. 
 
Fonte:Voltaire Porto/Rádio Guaíba
(Fonte: Rádio Guaíba - 04 de março de 2015)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br