Decreto do governo do Estado estabelece corte de 25%
12/02/2015
Deve ser publicado no Diário Oficial desta sexta-feira novo decreto do governador José Ivo Sartori visando forçar economia para fazer frente às dificuldades financeiras. O decreto estabelecerá o corte de cerca de 25% nos gastos em custeio das secretarias, órgãos da administração indireta e fundações. O prazo de vigência da medida é até o fim do ano. Nos casos de áreas específicas, como educação e saúde, apesar de não escaparem da contenção, há ordem para que os valores disponibilizados não fiquem abaixo dos praticados no último ano da administração Tarso Genro.
No dia 1º de janeiro, data da posse, Sartori já havia assinado decreto com algumas medidas, entre elas a suspensão do pagamento de fornecedores por 180 dias. O novo decreto tem foco exclusivo: o custeio da máquina pública, as chamadas despesas correntes. Concluída esta etapa com a publicação do edital, uma nova virá pela frente, de cortes em todas as áreas, mas desta vez visando aos já escassos investimentos.
Seis páginas
Apenas os secretários de áreas estratégicas, do núcleo de governo, participaram de reuniões nas quais foram definidos os cortes em todos os setores da administração. Em tempo: a exemplo do anterior, o novo decreto não deve trazer muitos detalhes já que tem apenas seis páginas, sendo quatro de anexos.
Indefinição
Até ontem à tarde o governo não havia definido se a publicação do novo decreto no Diário Oficial seria precedida de entrevista coletiva dos secretários da Fazenda, Giovani Feltes; da Casa Civil, Márcio Biolchi; e Geral de Governo, Carlos Búrigo.
(Fonte: Correio do Povo - 12 de fevereiro de 2015)
|