No final do primeiro mês do Governo Sartori, foi realizada a primeira operação de fiscalização do ICMS, já que durante toda a transição do Governo foram discutidas medidas para melhorar a arrecadação e ficou evidente a necessidade de uma maior presença do Estado no combate à sonegação.
A operação no Litoral ocorreu junto ao posto do Comando Rodoviário do Estado, em Tramandaí, e contou com o trabalho de três Turmas Volantes na RS 030, durante duas horas na última quinta-feira, mobilizando um efetivo de dez Técnicos Tributários da Receita Estadual, que abordaram veículos que se dirigiam ao litoral para verificar documentos.
Ao todo foram abordados 129 veículos de carga que ingressaram nas praias do Litoral Norte, gerando quatro autuações por falta de notas fiscais de produtos avaliados em R$ 19.239,80. Com o recolhimento de ICMS e a multa, a Receita apurou o total de R$ 7.195,67.
Para o vice-presidente do Afocefe Sindicato, que representa os Técnicos Tributários da Receita Estadual, Gilberto da Silva, operações de fiscalização, no litoral, deveriam ser realizadas em grandes escalas, especialmente nas principais vias de acesso às praias para coibir a entrada de mercadorias sem nota fiscal ou fora de condições sanitárias,representando, assim, a verdadeira ação do Estado no combate à informalidade que tanto prejudica a economia. ''Não podemos deixar de louvar que foi o primeiro ato de atendimento à expectativa do secretário da Fazenda e da sociedade gaúcha, esperando que nas próximas ações realmente seja apresentado um volume que justifique o nome de operação'', afirmou.