ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Técnico Tributário que preside o Flamenguinho de Alegrete promove hoje a 35ª edição do Efipan

09/12/2014

O Técnico Tributário Antonio Carlos Antunes Fagundes, que desempenha suas atividades na Agência da Receita Estadual de Alegrete, dedica-se à formação de atletas,  há mais de 50 anos, com a escolinha de futebol do Flamengo, em Alegrete.      
   
Fundada por ele no dia 14 de julho de 1963, a tradicional escolinha já disputou diversos campeonatos de categorias de base, chegando, este ano, a 35ª edição do EFIPAN.   

 

''O torneio surgiu no ano de 1980, quando o Flamenguinho participou, em Buenos Aires, do primeiro Campeonato Sul Americano de Futebol Infantil. Representaram o Brasil, apenas o Flamenguinho e o Palmeiras, de São Paulo. Em conversa  com dirigentes dos demais clubes que disputaram o Sul Americano, surgiu a ideia de fazer um torneio em Alegrete. Então batizamos com o nome de Efipan – Encontro de Futebol Infantil Pan Americano'', conta Toninho, como é conhecido.

Integrando o calendário de eventos oficiais do Estado, o Efipan é considerado o melhor torneio da América do Sul, e revela diversos jogadores para as equipes de ponta do futebol brasileiro e internacional.

 

O evento que inicia hoje, dia 09 de dezembro,  tem apoio da Federação Gaúcha, da Fundergs e prefeitura de Alegrete.

 

O Efipan já revelou jovens jogadores que tornaram-se reconhecidos no futebol, entre eles, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Riquelme, Tevez e Marcelo Grohe.

'' Muitos jogadores, nesses 51 anos de existência da Escola, fizeram carreira de sucesso, como esse novo guri do Inter, o Tayberson. Ele surgiu na base do Flamenguinho, saiu de lá para o Juventude,  passou pelo Atlético Paranaense e agora brilha no Inter'', comentou. Mas Fagundes afirma que o jogador mais famoso treinado na Escolinha do Flamengo foi Renato Lima, mais conhecido por Tiajuana. ''Ele foi o nosso top de linha, foi para o Grêmio, na época do falecido Tele Santana'', relata.

O Flamenguinho participa de campeonatos na Argentina para dar experiência para os novos jogadores.'' O Tayberson, por exemplo, saiu cedo de Alegrete, com apenas 12 anos de idade, mas é o jogador que já tem experiência internacional devido a essas competições que a escolinha participa durante o ano'', diz.

O presidente do Flamenguinho conta que a ideia é aproveitar prata da casa, que são os jogadores da região de São Borja, Itaqui e Santana do Livramento.


Além do Efipan,  o Flamenguinho  também promove, no mês de outubro, o Campeonato Internacional da Primavera, que é sub 11. Participam times como Grêmio e Inter, Peñarol, Boca Juniors, equipes do México, Estados Unidos, Japão e agora já despertou interesse de times da Europa, que disputarão o Campeonato em 2016. 

 

Toninho já foi entrevistado em diversos documentários que tratam da formação de jovens jogadores de futebol, pois tornou-se referência no Brasil, por desenvolver um trabalho social reconhecido pela região em que atua, por não atuar em um grande centro populacional, e por não ter bandeira de um grande time nacional. O Flamenguinho de Alegrete é reconhecido como berço de grandes jogadores.  

Imagens relacionadas:
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br