ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Polícia Civil realiza operação para combater fraude milionária contra o Estado - Rádio Gaúcha

05/12/2014
Operação ocorre em cerca de 15 cidades da Região Metropolitana (Foto: Cid Martins / Rádio Gaúcha)

Operação ocorre em cerca de 15 cidades da Região Metropolitana (Foto: Cid Martins / Rádio Gaúcha)

A Delegacia Fazendária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e a Receita Estadual investigam fraude milionária, uma das maiores contra o Estado do Rio Grande do Sul. Cerca de 400 agentes estaduais cumprem na manhã desta sexta-feira (5) 15 mandados de prisão temporária e 55 de busca. A operação da Polícia Civil ocorre em 16 cidades da Região Metropolitana, incluindo, Porto Alegre, mais algumas do Interior e do Litoral.

Fraude

A fraude consiste em sonegar impostos mediante o uso de empresas de fachada e posterior lavagem de dinheiro. Por isso a Secretaria Estadual da Fazenda éo órgão lesado do Estado. O golpe existe há dez anos, mas o monitoramento e contabilidade da fraude ocorrem há dois.

Prisões

Os presos são empresários, fazendeiros e laranjas. Há suspeita de envolvimento de servidores públicos, que são apenas investigados.

Apreensões

Estão sendo apreendidos documentos, dinheiro, joias, veículos importados e imóveis, como casas de luxo e fazendas. Em uma delas, a polícia usou helicóptero para chegar ao local. Também foi feita a quebra de sigilo fiscal e bancário, bem como bloqueios de ativos financeiros.

A Polícia Federal está apoiando a ação que foi chamada de “Operação Dariba“, que é imposto, em árabe. São 470 policiais civis e 40 auditores da Receita.

Os primeiros presos, bem como documentos e veículos apreendidos, já estão sendo encaminhados para a sede do Deic, em Porto Alegre. Detalhes como valor da fraude, como funcionava o esquema fraudulento, suspeitos envolvidos, ramo de atuação dos criminosos, entre outros, só serão divulgados em coletiva à imprensa após às 9h30.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br