A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira, uma ação contra sonegação de impostos e lavagem de dinheiro — golpe que lesou o Estado. São cumpridos 55 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em Porto Alegre e outros 15 municípios da Região Metropolitana e do Interior.
Conforme as investigações, o golpe ocorre há cerca de 10 anos — e há dois é monitoriado pela Receita Estadual. A Operação Dariba é da Delegacia Fazendária com a Receita e apoio da Polícia Federal. Mais de 350 agentes públicos participam da ofensiva. Nomes dos envolvidos e valores movimentados ainda não foram divulgados.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Os presos são empresários, fazendeiros e laranjas. Também existe a suspeita de envolvimento de servidores públicos, mas que, até o momento, são apenas investigados. Estão sendo apreendidos documentos, dinheiro, joias, veículos importados e imóveis, como casas de luxo e fazendas. Em uma delas, a polícia teve de usar um helicóptero para chegar ao local. Também foi quebrado o sigilo fiscal e bancário dos envolvidos, bem como bloqueios de ativos financeiros.
Detalhes como valor da fraude e o funcionamento do esquema fraudulento só serão divulgados em coletiva à imprensa, depois das 9h30min