ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Fiscalização ostensiva é a maior ferramenta para auditorias no estado do Rio de Janeiro

19/11/2014

Sempre com o objetivo de buscar novas tecnologias em outros Estados do Brasil, que permitam o aprimoramento da autuação da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, comparando processos e, principalmente, conhecendo ferramentas que permitam o Estado na manutenção do crescimento da arrecadação para manter os serviços fundamentais da população, o Afocefe Sindicato foi recebido pelo sub-secretário da Receita Estadual, George André Santoro, pelo subsecretário adjunto de Fiscalização, Flavio do Cabo Nebenzahl, pelo Inspetor do Trânsito de Mercadorias e Barreiras Fiscais, Miguel Gonzáles e pelo assessor da sub-secretária da Receita, Antonio Carlos Cabral.

Para o subsecretário George Santoro a fiscalização do ICMS no trânsito de mercadoria é fundamental para o Estado, pois é fonte inesgotável de subsídios para as auditorias. “Não é pelo valor da autuação, mas pelo caráter educativo, já que a percepção de risco por parte do sonegador permite a constatação da irregularidade no ato e através dela conhecemos a forma de ação do sonegador”, disse Santoro.

O sub-secretário ainda disse que de imediato esta fiscalização não responde diretamente para o aumento de valores arrecadados, mas a longo prazo estes valores passam a colaborar para um aumento real da arrecadação de tributos do Estado.

O Estado do Rio de Janeiro possui um plano específico de atuação chamado “Barreira Fiscal”, que corresponde a uma ação integrada com diversos órgãos como o de segurança pública, saúde, sanitária e ambiental, e permite atacar diversos tipos de crimes instantaneamente.

A fiscalização no trânsito de mercadorias passa assim a ser o princípio do processo fiscal e uma ferramenta complementar, tendo ainda o objetivo de garantir a arrecadação de tributos no momento da ocorrência do fato gerador, por exemplo, a arrecadação da Substituição tributária.

Imagens relacionadas:
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br