Técnico Tributário contribui para o sucesso da Copa do Mundo em Porto Alegre
20/08/2014
O Técnico Tributário da Receita Estadual, André Karkow, participou ativamente do maior evento sediado na capital gaúcha: a Copa do Mundo 2014, que ocorreu de 12 de junho a 13 de julho e atraiu mais de 160 mil turistas para assistir a cinco importantes jogos do Mundial realizados em Porto Alegre. Na condição de secretário-adjunto de Turismo de Porto Alegre, cargo para o qual foi empossado no dia 04 de abril, Karkow atuou na linha de frente na preparação da cidade para receber os jogos do Mundial, mobilizando a estrutura e as equipes da Secretaria Municipal de Turismo para a recepção e atendimento dos milhares de turistas que a cidade recebeu.
Por sua experiência no serviço público, o Técnico Tributário foi convidado para integrar a administração municipal, sendo cedido para a Secretaria de Turismo em setembro de 2013, ficando sob sua responsabilidade toda a estrutura de informação turística através da coordenação da Sala de Situação, criada para a Copa para agilizar os processos de logística e atendimento. ‘’Cabia a Secretaria de Turismo fazer o receptivo turístico. Havia material em oito línguas (português, inglês, espanhol, francês, coreano, alemão, holandês e árabe) que eram passados aos turistas. Os visitantes ficavam maravilhados ao chegar à capital gaúcha e encontrar todo material informativo na suas línguas de origem. Este foi um grande diferencial do nosso trabalho’’, aponta. Karkow relata que outro ponto extremamente positivo foi o Caminho do Gol. ‘’A FIFA Internacional mandou uma comissão estudar como foi desenvolvido o Caminho do Gol tamanho o seu sucesso. O local se tornou a concentração do receptivo turístico e foi a verdadeira vivência que Porto Alegre teve com a Copa, porque, quem passou por lá, mesmo sem ter ido aos jogos, vivenciou uma diversidade cultural e teve a oportunidade de conviver com turistas vindos das mais variadas partes do mundo ’’, afirma.
Para o Técnico, o grande legado deixado pela Copa foi o orgulho de sediar muito bem o maior evento do mundo. ‘’O envolvimento das pessoas e a amabilidade do povo gaúcho em receber os turistas era admirável. Havia uma onda de pessimismo dizendo que não teríamos condições de sediar um evento deste porte. Graças ao profissionalismo de uma equipe altamente qualificada da Secretaria do Turismo, e o envolvimento dos gaúchos, Porto Alegre foi elogiada por praticamente todos os visitantes em todas os veículos de comunicação e redes sociais’’, salienta. Karkow considera que a estrutura de Porto Alegre foi suficiente para atender bem os turistas, já que a Secretaria desenvolveu uma série de ações de capacitação de pessoal e melhorias nas estruturas dos estabelecimentos para receber bem os visitantes. Também havia equipes de plantão para atender qualquer tipo de emergência ocorrida com os turistas. Os hotéis tiveram uma média de ocupação de 70% na cidade, atingindo também os estabelecimentos até 100 quilômetros de Porto Alegre. ‘’Só no jogo da Argentina que a rede hoteleira teve ocupação de 100% e tivemos que fazer malabarismos para acomodar os argentinos. Mas graças ao profissionalismo das equipes da Secretaria conseguimos alojar todos’’, salientou. Um ponto negativo ocorrido no Mundial foi a tentativa de invasão da Secretaria de Turismo, no primeiro jogo realizado em Porto Alegre. ‘’Esse fato foi lamentável porque tentaram denegrir a imagem de Porto Alegre e do Brasil. Havia turistas dentro do prédio na hora em que foi apedrejado e quebrado’’, relatou. Para Karkow, a coordenação das ações da Copa foi um dos grandes desafios de sua carreira. ‘’Como servidor público tenho domínio na gestão pública, mas esta foi minha primeira experiência na área do Turismo. Integrar uma equipe formada por profissionais capacitados e a orientação competente do Secretário Luiz Fernando Moraes, foi o diferencial para o sucesso do nosso trabalho. Tenho orgulho de ser servidor público e ter ajudado a administração municipal na realização do maior evento do Planeta, que mobilizou milhares de pessoas. Mais de 90% dos turistas afirmaram que voltariam a Porto Alegre e que irão nos recomendar nos seus países de origem. Já recebemos muitos pedidos de informações sobre a cidade para sediar outros grandes eventos. Isso nos enche de orgulho’’, apontou. Licenciado em Letras, Karkow atua como Técnico Tributário desde 1994. Atuou como assessor e secretário parlamentar nos Legislativos municipal, estadual e federal. Na Prefeitura, trabalha desde 2013, quando ingressou como chefe de gabinete do secretário- adjunto deTurismo. Exerceu mandatos na Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado e em conselhos da Fundação de Recursos Humanos, da Fundação Cultural Piratini e da pessoa com Deficiência. Ainda exerceu mandatos classistas na FESSERGS, FASP/RS e é primeiro secretário-geral da UGT no Rio Grande do Sul. A Copa em números: - Os Centros de Informação Turística (CITs) atenderam 20.304 pessoas, considerado número recorde de atendimentos, já que superou em 106% o recorde histórico de 2010 quando os CITs receberam 9.846 pessoas. - Do público total atendido durante a Copa, 74,1% (15.0452) eram turistas estrangeiros. O número supera em 52% os 9.886 visitantes do exterior atendidos em todo ano passado. - Pelos CITs passaram pessoas de 74 países. Os de maior fluxo foram turistas da Argentina (7.369), Austrália (1.111), Argélia (954), Alemanha (741), França (684), Holanda (631), Coréia (563), Nigéria (304), Uruguai (259), Estados Unidos (255) e Honduras (241). - O atendimento a Brasileiros nesse período representa 25,9% do total. (5.252). - A equipe regular de 22 orientadores turísticos foi ampliada com a contratação de 40 recepcionistas bilíngües, assegurando atendimento em todos os CITs nos idiomas inglês, português, espanhol e francês. - Além dos CITs, os visitantes contaram com Pontos de Orientação e Informação Turística (POINTs), instalados em cafeterias, centros culturais, bistrôs, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros locais, passando de 14 endereços para 43, abrangendo 16 bairros. - O Galpão da Hospitalidade, no Acampamento Farroupilha Extraordinário, atendeu 4.893 visitantes. 60% dos turistas atendidos foram estrangeiros. - O City Tour Linha Turismo transportou 4.804 passageiros entre os dias 10 e 30 de junho, representando aumento de 136% sobre o fluxo de 2.036 passageiros registrados no mesmo período do ano passado. - Foram capacitadas 6.845 pessoas para atender os turistas durante a Copa, entre taxistas, policiais civis e militares, guardas municipais, garçons, recepcionistas, camareiros e gerentes de hotéis, agentes de trânsito da EPTC, guias de turismo, agentes de viagem, voluntariado e público relacionado a atividade receptiva e comunidade em geral.
|