Por meio de uma circular, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) determinou nesta terça-feira que fossem recolhidos pães produzidos em uma fábrica de Gravataí das marcas Nutrella e Tradição.
De acordo com a comunicação social da prefeitura de Gravataí, a problema aconteceu porque a empresa responsável pelos produtos, a Bimbo do Brasil Ltda, estava realizando obras perto da área onde se produzem os alimentos.
No dia 12 de agosto, uma equipe da vigilância sanitária da cidade solicitou algumas adequações nas obras, que foram cumpridas pela fábrica no dia seguinte. Também de acordo com a prefeitura, a interdição foi feita em uma linha de produção e não há comprovação de contaminação.
De acordo com a assessoria da SES, as vigilâncias sanitárias dos municípios foram avisadas desde o dia 14. Questionada sobre por que a informação foi divulgada em nota sete dias depois da notificação feita por Gravataí, a SES argumentou que o produto não oferecia risco à saúde da população.
Uma interdição cautelar significa que o produto está sendo apreendido para investigação para saber se representa um risco à saúde ou não. Pode estar impróprio mas não representar necessariamente um risco.
De acordo a nota da SES, as seguintes marcas devem ser retiradas do mercado:
- Pão de Forma, marca Tradição, 450g, data de validade 26/08/2014
- Pão de Forma, marca Nutrella, 500g, data de validade 26/08/2014
- Pão de Leite, marca Nutrella, 500g, data de validade 25/08/2014
- Pão de Manteiga, marca Nutrella, 500g, data de validade 25/08/2014
- Pão de Forma Clássico, marca Nutrella, 450g, data de validade 25/08/2014
- Pão de Forma, marca Tradição, 500g, data de validade 25/08/2014
Um lote foi descartado pela própria empresa, processo que foi acompanhado pela vigilância de Gravataí. Parte da produção, contudo, já havia sido distribuída para os fornecedores durante a manhã.
Em nota, a Bimbo divulgou que a identificação do lote pode ser feito pela seguinte numeração: LBPA041208XX:XX e disse que o SAC da empresa está disponível aos consumidores.
* Zero Hora
Veja a nota divulgada pela empresa:
A Bimbo do Brasil esclarece que, em conjunto com os fiscais da Vigilância Sanitária, decidiu em caráter preventivo pelo descarte do lote produzido em 12 de agosto de 2014, de uma única linha da sua fábrica em Gravataí (RS). A empresa ressalta que esses produtos não apresentam nenhum risco à saúde e à segurança dos consumidores.
A Bimbo informa também que os produtos inutilizados podem ser identificados por meio do lote que compreende a seguinte numeração: LBPA041208XX:XX, e que o Serviço de Atendimento ao Consumidor está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas, por telefone ou por e-mail: 0800 702 4626,sac@grupobimbo.commailto:sac@grupobimbo.com.
Líder no mercado de panificação, a Bimbo reitera que seus produtos são produzidos sob os mais altos padrões de qualidade que garantem a segurança e integridade dos consumidores.
Grupo Bimbo