Vieira é aplaudido por servidores e elogiado por concorrente em debate na Assembleia
04/08/2014
O trabalhista Vieira da Cunha foi o único candidato a governador que participou, na tarde desta sexta-feira (1º), do debate promovido pelo AFOCEFE (Sindicato dos Técnicos Tributários do RS) e Sindispge (Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado) no Teatro Dante Barone. Os candidatos Ana Amélia Lemos e Tarso Genro foram representados por seus vices, e José Ivo Sartori não compareceu para debater o tema “Os desafios do crescimento: o servidor público como ferramenta”.
Questionado sobre a valorização dos servidores da PGE, Vieira lembrou que, em seus mandatos de deputado estadual e federal, tem auxiliado nas conquistas dos avanços da categoria.
“É evidente que os servidores da PGE não têm sido valorizados, assim como todos os outros servidores, pois sequer cumpre-se o artigo 37 inciso X da Constituição, que assegura revisão anual na remuneração dos servidores públicos”, afirmou Vieira, aplaudido pelo público no Teatro Dante Barone. “Podem contar comigo! Com certeza os servidores da PGE serão reconhecidos e valorizados no nosso governo”, completou.
A segunda pergunta foi sobre o trabalho dos técnicos tributários. Vieira afirmou que tem muito orgulho de ter lutado junto a estes servidores para, hoje, a categoria ser reconhecida em lei.
“Se a gente não reorganizar as finanças do Estado, nós não vamos conseguir valorizar os servidores, qualificar a educação, investir em segurança, melhorar a situação caótica de nossas estradas. A dívida já é de R$ 50 bilhões”, opinou Vieira.
O candidato também lembrou que, quando assumiu a presidência da CEEE, a estatal passava por enormes dificuldades financeiras. Vieira, então, entrou em juízo para questionar os repasses que eram dados pela União à época. Quase 20 anos mais tarde, no ano passado, o governo estadual recebeu R$ 3 bilhões como resultado desta ação. E é esta mesma atitude que Vieira quer tomar em relação à dívida.
Em outro ponto do debate, ao ser questionado pela candidata a vice-governadora Abgail Pereira, Vieira foi fortemente apoiado pelo público ao falar sobre a falta de diálogo dos servidores do Estado com o governo Tarso:
“Eu tenho recebido dos servidores muitas queixas e reclamações sobre a dificuldade de ter acesso ao governador para tratar dos problemas das categorias. Vocês vão ter um permanente diálogo com o governador Vieira da Cunha, se me derem a honra de ser eleito, e as portas do Piratini estarão sempre abertas aos servidores públicos estaduais”.
Durante o debate, Vieira ainda foi elogiado pelo candidato a vice-governador na chapa de Ana Amélia Lemos, Cassiá Carpes, que disse que Vieira tem plenas condições de governar o Rio Grande do Sul, pois é um homem sério e parlamentar experiente.
“Lamentavelmente, tu vais pegar um Estado numa situação dramática”, completou, arrancando risos do auditório.
Cooperativismo foi assunto durante a manhã
Pela manhã, o candidato apresentou em Bento Gonçalves, na Serra, diretrizes do seu plano de governo para uma plateia de lideranças ligadas ao cooperativismo. O seminário foi organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
Em seu discurso, Vieira lembrou o trabalho que comandou no Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre, no fim da década de 80, quando incluiu a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos de Porto Alegre (Cootravipa) no trabalho de limpeza urbana da Capital. Também recordou a parceria com as cooperativas de eletrificação rural na época em que foi presidente da CEEE. Por último, afirmou ser associado do Sicredi/MP, como forma de exemplificar que acredita e possui um compromisso histórico com o cooperativismo.
Fonte: http://www.pdtrs.org.br/todas-as-noticias/1159-vieira-e-aplaudido-por-servidores-e-elogiado-por-concorrente-em-debate-na-assembleia
|
|