Crédito: MARCELO PINTO/AP
A Receita Federal recebeu no início desta semana um Caminhão Scanner. O equipamento é uma espécie de aparelho de Raio X acoplado ao veículo. Com esta mobilidade, a fiscalização pode acontecer em qualquer lugar aonde caminhão possa chegar.
De acordo com o inspetor-chefe da Receita Federal, Adilson Valente, o principal objetivo é controlar a fronteira e o comércio exterior. O equipamento deve ser utilizado em ações no Porto Seco e no posto da PRF e ficará por tempo permanente na cidade. Além disso, de acordo com a Receita Federal, o scanner é capaz de detectar qualquer tipo de substância não apenas na carga, mas também no chassi e nos pneus do veículo. Toda a operação de leitura dos veículos é realizada em menos de um minuto e as imagens são enviadas a computadores da RF.
Valente destacou que com o novo sistema, os procedimentos vão ganhar agilidade, assim com a logística do trabalho será melhor. Está também à disposição dos agentes da Receita um scanner pequeno, utilizado para visualizar bagagens.