ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Presidente do AFOCEFE Sindicato visita deputado Mauro Benevides Filho, ex-Secretário da Fazenda e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Valdomiro Tavorá de Castro Jr.

21/02/2014

Em férias no Ceará, mas sem perder o foco na busca de conhecer realidades de outros Estados, para o crescimento da Secretaria da Fazenda do RS, o presidente Carlos De Martini Duarte reuniu-se com o ex-secretário da Fazenda do Ceará, o deputado Mauro Benevides Filho, que foi secretário da fazenda até alguns meses, depois de 8 anos de gestão.

Foram discutidas questões a respeito da estrutura da Administração Tributária no CE, sobre os resultados expressivos de aumento de arrecadação, acima da média nacional, sobre a utilização de scanners no trânsito de mercadorias e seu resultado efetivo.

De Martini reuniu-se também com o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, José Valdomiro Tavorá de Castro Jr.

Tavorá relatou que o TCE auditou a instalação dos scanners e comprovou a eficiência da nova tecnologia após comparação entre os números do primeiro semestre de 2011, e os números do primeiro semestre de 2012. No mesmo período os autos de infração lavrados cresceram 8%, cooperando com o crescimento de receita na ordem de 12%. 

O projeto é pioneiro no país, e o investimento foi de aproximadamente 97 milhões.

Abaixo a nota do TCE-CE referente aos scanners:

Auditoria no Programa de Modernização Fiscal no Estado do Ceará

Conselheiro José Valdomiro Távora de Castro Júnior

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará

 

O Governo do Estado do Ceará assinou contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução do Programa de Modernização Fiscal dos Estados – PROFISCO.

Esse Programa prevê, entre outras ações, a inspeção de cargas utilizando scanners analisadores não invasivos, com capacidade de identificação de não conformidades e transporte de mercadorias ilícitas.  Quatro scanners de carga fixos e um móvel foram adquiridos para os postos de fiscalização, através do Contrato nº 116/2010 da SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará- SEFAZ), por R$ 45.108.710,40. A aquisição realizada inclui equipamentos e serviços de operação e manutenção por 36 meses.

O TCE-CE determinou a realização de uma auditoria operacional com o objetivo de avaliar o desempenho e a sustentabilidade da utilização de scanners de carga, no processo de fiscalização de mercadorias em trânsito, nos postos fiscais da SEFAZ.

Convém ressaltar que a auditoria operacional verifica o desempenho e os resultados alcançados pelo gestor público, ou seja, a eficácia, a eficiência, a economicidade e a efetividade da gestão. Portanto, é possível comprovar se o gasto público atingiu o objetivo proposto, fazendo uma análise mais ampla do programa de governo, não se limitando aos aspectos legais do gasto.

Resumidamente, esta Corte está analisando: se a utilização dos scanners, de fato, contribuem para a melhoria da eficiência da atividade de fiscalização; e quais medidas foram adotadas para se evitar a descontinuidade do serviço. Ou seja: o Tribunal verificará tanto o incremento da eficiência, quanto os aspectos da Governança, segurança física e da informação relacionados com a aquisição desses equipamentos.

A unidade técnica já concluiu sua auditoria e após deliberação do Pleno do TCE-CE teremos uma posição conclusiva sobre o tema.

Imagens relacionadas:
 
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br