ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

AFOCEFE Sindicato participa em Santa Catarina do debate sobre PEC que trata da administração tributária

08/11/2013



A Comissão Especial criada pela Câmara dos Deputados para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 186/2007, que dá autonomia à administração tributária nos municípios, estados e na União, realizou, na tarde desta quinta-feira, 7, um encontro regional para tratar do projeto, que está na Comissão de Constituição e de Justiça do Legislativo federal.

Dezenas de servidores ligados à área tributária lotaram as dependências do Plenarinho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, local do evento. O AFOCEFE Sindicato, representado  pelo vice-presidente Gilberto da Silva e pelos diretores Ivanir Roncatto e José Carlos Borges da Silveira Júnior, participou do debate.

A PEC é de autoria do deputado federal catarinense Décio Lima (PT). Ela propõe a inclusão de dois parágrafos no artigo 37 da Constituição Federal, determinando que uma lei complementar definirá as normas aplicáveis à administração tributária da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

De acordo com Décio Lima, o objetivo da PEC não é apenas fortalecer a categoria dos servidores tributários, mas principalmente dar autonomia funcional, administrativa e orçamentária às administrações tributárias, como forma de garantir o combate à sonegação fiscal e à corrupção, além de fortalecer a fiscalização, reduzindo a ingerência política.

“A estrutura fazendária é uma parte sensível e importante para que os governos possam executar os programas na saúde, educação, segurança, e promovam a qualidade de vida da população. Infelizmente, essa área é contaminada por interesses e pelas trocas de governo, o que acaba prejudicando toda a sociedade. Nossa proposta com essa PEC é transformar a área tributária numa estrutura de Estado, intocável, imune às trocas de governo e a interesses espúrios”, explicou.

O presidente da Comissão Especial, o deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça (PMDB), explicou que os encontros regionais sobre a PEC 186/2007 pretendem divulgar a proposta para a sociedade, além de colher sugestões para o relatório final da comissão. “Nosso objetivo é levar essa PEC para votação ainda este ano, no máximo no início de 2014”, afirmou o parlamentar.

O deputado estadual Aldo Schneider (PMDB) representou a Assembleia Legislativa no encontro. Para ele, a PEC 186/2007 é um instrumento importante para o fortalecimento da administração tributária e para a modernização do estado brasileiro. “Esse debate é importante para mostrarmos à população como a PEC pode trazer benefícios para  toda a sociedade”.

Também participaram do debate os deputados federais Esperidião Amin (PP-SC) e Amauri Teixeira (PT-BA).

 


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br