O Centro de Auditores Públicos Externos do TCE-RS prestigiou, na última quarta-feira, 16, a cerimônia de apresentação da nova diretoria do Afocefe Sindicato, para o triênio 2013/2016. O evento também registrou os 50 anos de fundação da entidade.
O presidente do AFOCEFE, Carlos De Martini Duarte, apontou para uma gestão propositiva, com elevação dos debates e muita luta por parte dos Técnicos do Tesouro para transpor o corporativismo existente na Secretaria Estadual da Fazenda a fim de preservar o interesse público. ‘’Queremos retomar na plenitude as ações de fiscalização e educativas. Queremos uma Secretaria da Fazenda parceira da população e dos que efetivamente promovem o desenvolvimento neste Estado’’. O dirigente justificou que os Técnicos do Tesouro do Estado, na Secretaria da Fazenda, refletem a sociedade indignada com a expropriação do serviço público, por manobras ilegítimas e arbitrárias, colocando-o a mercê do oportunismo de ocasião. “Está na hora da Secretaria da Fazenda, como instituição, dar uma resposta à sociedade, que começa a se dar conta que está pagando muito alto por um produto que está recebendo parcialmente ou, em muitos casos, nem está recebendo”, completou.
O presidente do Ceape-TCE-RS, Amauri Perusso avalia que o trabalho desempenhado pelos Técnicos do Tesouro do Estado repercutem, positivamente, junto sociedade, "Tendo como referência temas importantes como a questão tributária e a cidadania fiscal".