ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Gratificação de permanência deve ser feita com justiça

29/05/2013

Desestímulo à aposentadoria

Na tentativa de estimular os servidores a retardarem a aposentadoria, a Secretaria da Fazenda trabalha em um projeto de lei para elevar novamente o valor da gratificação de permanência.

A justificativa do governo é de que é mais produtivo e mais barato manter os funcionários experientes. Nos últimos 10 anos, se aposentaram 30 mil servidores, aumentando os gastos do Estado pela necessidade de pagar os inativos e repor as vagas abertas. Hoje, os inativos respondem por mais de 51% da folha de pagamento.

O projeto deve ser encaminhado à Assembleia até 15 de junho. O percentual de aumento da gratificação ainda não está definido.

(Fonte: Zero Hora - Rosane de Oliveira, 29 de maio de 2013)


Comentário do Afocefe:


O Afocefe Sindicato vai apresentar emenda a proposta do governo, para que a gratificação de permanência seja compulsória e não definida apenas por meio de critérios subjetivos das chefias.
Pelo projeto, que tem a finalidade de diminuir a sangria da conta previdenciária do Estado, os funcionários públicos que tenham alcançado as condições para se aposentar podem optar por permanecer em serviço.
O Sindicato considera que deva prevalecer, em primeiro lugar, o interesse do servidor. Se for de sua decisão permanecer na ativa, que continue no mesmo local de trabalho, sem ser remanejado.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br