ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Trânsito livre para a sonegação

24/05/2013

O governo atual é o que mais executou o fechamento de Postos Fiscais, em prosseguimento à Política do Estado Mínimo, com o sucateamento das finanças estaduais.

Através de atos publicados nos dias 14 e 21 de maio no Diário Oficial do Estado, o Secretário da Fazenda deu sequência a mais uma rodada de fechamento de postos de fiscalização tributária, desativando os Postos Fiscais de Morrinhos do Sul e da Rocinha. Com esta medida, chega-se ao total de sete Postos Fiscais fechados pelo atual governo. Desde o início desta administração foram fechados Pinhal da Serra, Vicente Dutra, Maximiliano de Almeida, Rio Verde e Aratiba. Este número poderá aumentar ainda mais com o já programado fechamento do Posto Fiscal de Barra do Guarita.

Na linha do estado mínimo, a fiscalização móvel encontra-se reduzida e sucateada e várias repartições de atendimento ao contribuinte no interior também já foram fechadas no atual governo, sendo que está sendo tratada a desativação dos escritórios de Alegrete, São Borja, Itaqui, Guaporé e São Luiz Gonzaga.

O fechamento dos Postos Fiscais, em atendimento à pressão dos sonegadores, abrirá novas rotas de fuga para o contrabando, a sonegação, o descaminho e a concorrência desleal, além de demonstrar a fragilidade da fiscalização ostensiva no Estado.

Esta política vem ocasionando perdas de mais de R$ 2 bilhões ao ano e queda na participação do Rio Grande do Sul no índice ICMS Brasil. A falta de recursos tem ocasionado sérios danos à sociedade, como aumento dos índices de mortalidade infantil e analfabetismo.

Enquanto os recursos públicos permanecem na mão dos sonegadores, o governo é dependente de verbas federais e lança mão nos depósitos judiciais para suprir o rombo no seu caixa, cada vez mais minguado.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br