Imagens mostram perseguições e prisões de contrabandistas
25/04/2013
A Câmera do Jornal Hoje acompanha uma operação da Receita Federal na margem
brasileira do rio Paraná. A travessia do rio é uma das rotas principais
do contrabando na fronteira Brasil-Paraguai.
Assista a reportagem: http://g1.globo.com/jornal-hoje/
(Fonte: Jornal Hoje - Rede Globo, 25 de abril de 2013)
Comentário do Afocefe:
Enquanto a Receita Federal aperta o cerco à fiscalização no trânsito de mercadorias, especialmente nas fronteiras, para coibir a sonegação e o descaminho, a Receita Estadual não investe em fiscalização ostensiva, provocando o sucateamento de turmas volantes e postos fiscais.
Para combater a ação dos contrabandistas, que só na fronteira do Brasil com o Paraguai movimentam R$ 16 bilhões por ano, a Receita Federal criou um grupo de elite, que recebe treinamento rigoroso para enfrentar o crime organizado, cada vez mais estruturado.
O número de mercadorias apreendidas no depósito da Receita Federal e o valor das cargas, mostrada na reportagem, demonstram que a ação dos contrabandistas ganha força, devendo ser combatida com equipes capacitadas.
É necessário que, a exemplo da Receita Federal, a Receita Estadual dê a devida importância para a fiscalização ostensiva, oferecendo condições de trabalho, com investimento em equipamentos e pessoal, para que seja possível ter uma fiscalização efetiva, essencial no combate à sonegação.
|
|