Apreendidos mais de R$ 500 mil em mercadorias contrabandeadas em Torres
28/03/2013
Técnicos do Tesouro do Posto Fiscal de Torres, em procedimento de rotina, autuaram um caminhão, com placas de Sapucaia do Sul/RS, com inúmeras mercadorias estrangeiras descaminhadas.
Os Técnicos, na tarde do domingo, 24 de março, desconfiando dos documentos fiscais apresentados por um contribuinte, resolveram conferir fisicamente as mercadorias. A carga apresentava grande quantidade de caixas com os mais variados produtos estrangeiros, entre eles: projetores, equipamentos médicos, notebooks, telefones celulares, calçados, bolsas, suplementos alimentares, relógios, dentre outros.
O condutor do veículo apresentou nota fiscal emitida por empresa inexistente de fato, referente a uma venda de tapetes. O transportador, posteriormente, trouxe à fiscalização um segundo documento fiscal, afirmando ser referente as demais mercadorias. Entretanto, o segundo documento fiscal não era idôneo.
Os Técnicos do Tesouro acionaram a Divisão de Repressão ao Contrabando da 10ª Região Fiscal da Receita Federal, que apreendeu o veículo e as mercadorias e os trouxe para Porto Alegre.
As mercadorias, oriundas dos Estados Unidos, ingressaram no Uruguai e, posteriormente, entraram no Rio Grande do Sul de forma ilegal. O destino final dos produtos, pelas informações coletadas, era São Paulo/SP. Estima-se que a apreensão possa superar os R$ 500 mil, incluindo o valor do caminhão que também foi retido.
|