ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Técnicos do Tesouro Estadual paralisam postos fiscais hoje no RS - Rádio Guaíba

18/01/2013

18/01/2013 09:29 - Atualizado em 18/01/2013 12:27


Secretaria da Fazenda gaúcha afirma que paralisação não causa transtornos à população

Os técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado realizam uma paralisação durante esta sexta-feira em protesto a medidas adotadas pelo Tesouro gaúcho. Segundo o Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Rio Grande do Sul, a  mobilização paralisa quase que totalmente as atividades nos postos de fiscalização das rodovias e nas unidades de fiscalização volante, facilitando o trânsito de cargas irregulares.

Segundo o Sindicato, a paralisação afeta ainda o fornecimento de informações ao público na sede da Secretaria da Fazenda, em Porto Alegre, e nas delegacias regionais, impossibilitando o recebimento de notas fiscais avulsas e certidões, entre outras atividades administrativas.

Os técnicos reclamam das alterações de um documento chamado Termo de Infração do Trânsito (TIT) que, segundo eles, deixou de especificar o responsável pela infração de conduzir cargas irregulares. Os servidores também protestam contra o fechamento de postos fiscais, como o de Maximiliano de Almeida, Alpestre, Vicente Dutra e o de Itaimbezinho.

Já o subsecretário estadual da Fazenda, Ricardo Neves Pereira, afirmou à reportagem que a paralisação não causa prejuízos à população, uma vez que as atividades na sede da Secretaria e nas delegacias regionais seguem funcionando normalmente. Além disso, Pereira lembra que 99% dos serviços são prestados pela internet. O secretário admitiu, entretanto, que há prejuízos pontuais na fiscalização, mas que isto pode ser compensado nos demais dias do mês para alcançar a meta.

Sobre a alteração do TIT, o secretário afirmou que se trata de um novo modelo de fiscalização, em que as abordagens a veículos de carga são realizadas a partir de suspeitas geradas da análise eletrônica das notas fiscais. Pereira apontou que isto aumenta a eficácia das abordagens. Já o fechamento dos quatro postos se justificaria uma vez que 99% das cargas passam por seis pontos de fronteira com Santa Catarina, onde há vigilância constante, conforme Pereira, que acrescenta que há cerca de 50 locais de fronteira com o estado vizinho, sendo que a maioria é vigiada através das patrulhas volantes.



Fonte: Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba

 


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br