ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Tortelli:manutenção de Postos Fiscais e aumento de efetivo são pautados em audiência na Assembleia

21/06/2012
FISCALIZAÇÃO
Tortelli: manutenção de Postos Fiscais e aumento de efetivo são pautados em audiência na Assembleia
Adriano Piekas - MTB 2766 | PT - 16:14-20/06/2012 - Foto: Divulgação
Manter os atuais postos fiscais e reabrir os fechados. Também aumentar o efetivo de trabalhadores para fortalecer o trabalho de fiscalização. Essas foram as principais necessidades apontadas em audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (20). A atividade contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, deputados, associações regionais de municípios e entidades representativas.

Conforme destaca o deputado Altemir Tortelli (PT), um dos proponentes da atividade, existe a necessidade da abertura de um diálogo com o Governo do Estado. “É uma questão que envolve arrecadação e combate à sonegação, tráfico de drogas, pirataria e entrada de outros itens de maneira ilegal no estado. Precisamos fortalecer o combate físico através de aumento de efetivo e melhor estrutura”, afirma.

Para ele, apenas o sistema de Nota Eletrônica não é suficiente. “Com certeza trata-se de um processo efetivo e que tem trazido bons resultados. Porém, não há como dispensar a conferência manual para confirmar se o que está declarado é realmente o que está sendo transportado”, salienta.

Baixo efetivo e fechamento de unidades

Nos últimos anos foram fechados os postos de Guaíba, Alpestre, Marcelino Ramos, Pinhal da Serra, Vicente Dutra, Pinheirinho do Vale, Itaimbezinho e Machadinho. Além disso, segundo Tortelli, o atual quadro de funcionários do Tesouro do Estado é insuficiente. O número previsto é de 1.800, no entanto, atualmente são 960, dos quais 160 já preencheram as condições para aposentadoria. “Isso faz com que postos como de Maximiliano de Almeida, Aratiba, Barracão e Barra do Guarita corram o risco de fechamento por causa da falta de pessoal. Desse total, apenas 350 trabalham na fiscalização direta e trânsito de mercadoria”, diz.

O aumento de turmas volantes, reposição via concurso público, que não ocorre há 11 anos, e melhoria da infraestrutura também foram abordados na audiência.

Receita Estadual ressalta serviços virtuais

Presente na audiência, Ricardo Pereira, Subsecretário da Receita Estadual, destacou que o Governo tem investido em conferência eletrônica. Ele afirmou que o crescimento acumulado de arrecadação deste ano já está em 6% graças à informatização. “Temos investido numa política preventiva e na conferência digital. Isso tem trazido ótimos resultados”, ressaltou. Cerca de 90% da arrecadação gaúcha é proveniente do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

No entanto, apesar de elogiado, o sistema foi considerado insuficiente pelos presentes. Isso pelo fato do processo digital não ter como verificar se o transportado é o mesmo declarado na nota. “Precisamos somar as ações e não apenas substituir. Como isso nosso Estado ganhará e aumentaremos a arrecadação para investir em políticas públicas de interesse da população gaúcha”, finalizou Tortelli.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br