Pane no sistema informatizado impede emissão de 170 mil Notas Fiscais Eletrônicas no Rio Grande do Sul
29/05/2012
A paralisação dos serviços da Nota Fiscal Eletrônica no Rio Grande do Sul desde a manhã até a noite desta segunda-feira, 28, devido a problemas técnicos na infraestrutura do ambiente da NFe, hospedado na Procergs, demonstra a fragilidade do sistema virtual. Conforme a Receita Estadual, 170 mil notas deixaram de ser emitidas neste período.
Mesmo sendo apregoado pela Receita Estadual que a criação da Nota Fiscal Eletrônica representou grande avanço para o fisco, proporcionando agilidade, economia e segurança, como qualquer sistema eletrônico, o sistema da NFe está sujeito a panes.
A economia do Estado não pode parar. As empresas não podem parar de transportar suas mercadorias devido a uma pane virtual. A Nota Fiscal Eletrônica por si só não é a solução para uma fiscalização eficiente. Como esta, ocorrerão outras falhas no sistema.É preciso investir, paralelamente à tecnologia, nas equipes dos postos fiscais e turmas volantes para a realização da fiscalização ostensiva para acabar com a sonegação, descaminho, pirataria e evasão fiscal e aumentar a arrecadação do Estado, coibindo o mal contribuinte.
Cabe salientar que a pane no sistema também afetou diretamente os sonegadores no Rio Grande do Sul, já que a internet virou arma dos sonegadores, conforme consta na revista Exame, em matéria publicada no dia 22 de fevereiro de 2012.
|