ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Estado costura integração fiscal

09/04/2012
 Rogério Kerber<br /><b>Crédito: </b>  PAULO NUNES / CP MEMÓRIA
Rogério Kerber
Crédito: PAULO NUNES / CP MEMÓRIA
Torres será o primeiro dos seis municípios gaúchos que contam com postos de fiscalização a integrar os serviços das secretarias da Agricultura, Fazenda e Segurança Pública nestas unidades. A largada no projeto piloto, que visa fortalecer a defesa sanitária e comercial, além de oferecer maior segurança a servidores, está prevista para ocorrer neste mês, segundo o secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze.

Prevista no Plano de Ação para a Integração dos Serviços Públicos em Barreiras e Postos de Divisa, aprovado há cinco meses pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, a medida prevê a modernização de infraestruturas também em Barracão, Iraí, Marcelino Ramos, Nonoai e Vacaria.

Pelo plano, investimentos em equipamentos, mobiliário e acesso à Internet serão bancados pelo Fundesa com contrapartida pública. Rogério Kerber, presidente do fundo, informou ainda não possuir os orçamentos que definirão o desembolso privado. "Há necessidade de ações efetivas para manter a produção desenvolvida com segurança sanitária, e uma das nossas diretrizes é atuar na prevenção", explica.

Fioreze relata que a precariedade estrutural provoca transtornos, como o enfrentado pelos transportadores de cargas que saem do Estado, em Torres. "Como só temos posto na entrada, os exportadores de madeira têm que atravessar a BR 101 a pé para fazer a conferência da documentação conosco." Este risco seria eliminado com a integração, já que a Fazenda possui unidades em ambos os lados da rodovia. Nos próximos dias, deve ser criado grupo, composto pelas três secretarias e o fundo, para acelerar o processo. "A ideia é qualificar a infraestrutura de comunicações e instalações físicas e compartilhar, mediante acordos operacionais, a verificação dos veículos com transportes de carga de produtos de origens animal e vegetal", diz o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

(Fonte: Correio do Povo)


Comentário do Afocefe:


Alerta antigo do Afocefe Sindicato, a estrutura de fiscalização da Secretaria da Fazenda já foi tema de debate há cinco anos na Comissão de Representação Externa para o Levantamento das Estruturas de Fronteiras e Divisas, da Assembleia Legislativa, realizada no dia 21 de março de 2007. Coordenada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP), a Comissão foi instalada para diagnosticar as estruturas físicas e humanas nos postos fiscais e aduanas do Estado.

Na reunião, o Afocefe apresentou estudo sobre as estruturas disponíveis para a fiscalização no Rio Grande do Sul, destacando a necessidade de se dar mais atenção à fiscalização preventiva, já que não existe atuação da Sefaz para coibir a informalidade e a sonegação. Os dados do Afocefe revelaram que nos últimos 10 anos houve um verdadeiro desmonte da fiscalização, com o fechamento de 27 repartições fazendárias desde 2005. O Sindicato alerta que contrabando e sonegação são os principais geradores do déficit orçamentário, da falta de investimento em segurança, saúde e educação, do aumento da criminalidade e miséria.

O maior rigor na fiscalização é uma das principais bandeiras do Afocefe para o combate efetivo da sonegação de impostos e informalidade. Conforme a entidade tem denunciado há várias rotas localizadas na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, como nas fronteiras do Uruguai e a Argentina, onde não há nenhuma fiscalização, o que propicia e entrada de produtos contrabandeados e cargas possivelmente contaminadas no Estado.O Afocefe defende há anos a integração dos Serviços Públicos em Barreiras e Postos de Divisa e a modernização das infraestruturas fazendárias para fortalecer a fiscalização ostensiva no Estado.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br