Parlamentares e Afocefe estão mobilizados contra o fechamento de postos fiscais
14/03/2012
Na manhã desta quarta-feira, 14, o Afocefe Sindicato e a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) realizaram audiência pública, para debater a importância dos Postos Fiscais no combate à sonegação e evasão fiscal.
O encontro, realizado no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa, contou com a participação dos deputados estaduais Raul Carrion, Ernani Polo, Ronaldo Santini, Altemir Tortelli, Gilmar Sossella, Barbosa Velho e Aldacir Oliboni. Também estiveram presentes a diretoria do Afocefe Sindicato, representantes dos municípios de divisa, vereadores, além de Técnicos do Tesouro de diversas regiões do estado.
O presidente do Afocefe Sindicato, Guilherme Campos, manifestou em seu discurso a posição dos Técnicos do Tesouro do Estado contra a política exercida pela Secretaria da Fazenda através do fechamento dos Postos Fiscais e desestruturação das equipes de fiscalização ostensiva. O fechamento dos Postos Fiscais escancara o desmonte realizado da Secretaria da Fazenda em prol de uma fiscalização virtual que hoje é deficiente, pois faltam recursos humanos, treinamento e equipamentos para operacionalizar esse tipo de fiscalização.
Os Técnicos do Tesouro defendem o Posto Fiscal como representante do estado junto à comunidade e a percepção de risco como fator inibidor da sonegação, evasão fiscal e concorrência desleal.
O presidente da Amunor, Ederildo Paparico Bachi, também manifestou sua posição contrária ao sucateamento da fiscalização. Juntamente com os deputados Oliboni, Carrion, Tortelli, Sossella e com os representantes do Afocefe, Guilherme Campos e Clésio da Silva, levará o assunto ao conhecimento do Governador Tarso Genro.
A expectativa é de que o governador receba o pleito como uma questão de interesse geral do estado, que perpassa interesses corporativos e políticos, em benefício de serviços públicos de melhor qualidade aos cidadãos.
|
|