ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

PEC da Invalidez é aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça do Senado

08/03/2012
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (07/03), por unanimidade, a PEC 5, relatada pelo senador Alvaro Dias (PSDB/PR), que garante aposentadoria integral por invalidez aos servidores públicos da União, dos estados e municípios que tenham ingressado na carreira até 31 de dezembro de 2003.

No início da reunião da CCJ, o Líder pediu ao presidente da Comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), que, diante da importância da proposta, a votação, que não estava prevista na pauta, fosse realizada imediatamente. O argumento foi aceito pelo presidente da Comissão, e a aprovação foi aplaudida por todos os senadores. “Quero parabenizar o excelente relatório do senador Alvaro Dias e a oportunidade de votarmos essa matéria com agilidade”, disse o Líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB/RR).

O parecer favorável do senador Alvaro Dias à PEC, de autoria da deputada Andréia Zito (PSDB/RJ), foi apresentado em tempo recorde. “Aposentados por invalidez não podem ser tratados de forma diferenciada, nem ficarem em uma situação inferior.
A PEC corrige uma injustiça, oferecendo paridade e aposentadoria com valor integral a quem, por motivos alheios a sua vontade, teve que se aposentar. Quero fazer uma homenagem à deputada Andréia Zito pela iniciativa de aperfeiçoar a legislação vigente em razão de uma injustiça”, disse o senador.

A PEC corrige ainda uma distorção da reforma da Previdência aprovada em 2003. Na época, uma emenda acabou com a aposentadoria integral e com a paridade no serviço público, que valia desde 1998. A emenda, portanto, vale para todos que tenham ingressado no serviço público antes dessa data. O presidente da CCJ garantiu que a votação da PEC em plenário será realizada o mais rápido possível.

(Fonte: Senado Federal)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br