Direção do Afocefe e Técnicos do Tesouro cobram do governo atendimento a reivindicações da categoria
24/02/2012
A direção do Afocefe Sindicato e Técnicos do Tesouro de diversas regiões do Estado se reuniram na tarde desta sexta-feira, 24, com o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, para cobrar o atendimento das reivindicações da categoria, entre elas melhorias nas condições de trabalho nos Postos Fiscais, Turmas Volantes e Delegacias, a realização de concurso público, a publicação das promoções e o pagamento da insalubridade.
O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, disse que em 2011 o Sindicato teve um ano de tentativa de aproximação com a administração da Secretaria da Fazenda sem que tal propósito tenha tido qualquer resultado. ‘’Estamos dialogando há mais de um ano. Encaminhamos questões simples e nada foi solucionado por interesses corporativista’’, afirmou. Conforme Guilherme, os Técnicos estão há 11 anos sem concurso. Antes de ser um pleito da categoria é uma necessidade de Estado. ‘’Nossa paciência está se esgotando, parece que o diálogo não funciona. A categoria esta sendo empurrada para uma posição de enfrentamento, não restando outra alternativa que não seja a mobilização’’, frisou. O vice-presidente do Afocefe, Clésio da Silva, afirmou que vários Estados usam de maneira eficiente seus servidores, exceto o Rio Grande do Sul que não consegue transpor o corporativismo na Secretaria da Fazenda. ‘’A partir de agora toda ação em prejuízo dos Técnicos terá uma reação por parte da categoria’’.
O Técnico do Tesouro Gilberto da Silva, do Posto Fiscal de Torres, disse que as pessoas precisam ser valorizadas pelo trabalho que desempenham. ‘’Cumprimos todas as metas estabelecidas pela Secretaria da Fazenda, apesar das medidas que desvalorizam e desmotivam o trabalho dos Técnicos’’. O Técnico do Tesouro representando o Posto Fiscal de Vacaria, Altair Rech Ramos, disse que a categoria quer participar das ações da Secretaria. ‘’Queremos ser parceiros do desenvolvimento do Estado’’. Representando o Posto Fiscal de Barracão, Olívio Vazata, demonstrou preocupação com o fechamento de Postos Fiscais no Estado e as condições de trabalhos dos Técnicos.‘’O corporativismo impede a implementação de melhorias no trabalho’’.
O secretário Odir Tonollier ouviu os pleitos e disse que o governo tem interesse em valorizar a categoria e dar condições de trabalho aos Técnicos. ‘’Pretendo cumprir os compromissos que assumi com a categoria mas não posso assumir o compromisso de que nenhum Posto Fiscal será fechado, isto é uma questão de gestão. Os que ficarem abertos terão todas as condições de trabalho para funcionar’’. O secretário afirmou ainda que a decisão de alteração ou não no Termo de Infração no Trânsito será de sua responsabilidade.
|