ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

AFOCEFE REAFIRMA PERDA DE ARRECADAÇÃO DE ICMS DEVIDO A FRAUDES NOS COMBUSTÍVEIS

12/01/2012

A propósito das manifestações do subsecretário da Receita Estadual da Sefaz-RS no programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha, o Afocefe Sindicato dos Técnicos do Tesouro reitera seu posicionamento de que há, sim, perda de arrecadação de ICMS para o Estado devido à sonegação, e prejuízo para a sociedade com as fraudes nas bombas dos postos de venda a varejo.

Uma das maiores provas de que existe sonegação está nos números. No governo Rigotto as alíquotas do ICMS sobre combustíveis foram aumentadas, no entanto a arrecadação se manteve igual. A frota do Rio Grande do Sul já passou de cinco milhões de veículos e a arrecadação se mantém igual.

No País a arrecadação de ICMS sobre combustíveis cresceu 16%, no entanto, segue estável aqui no Estado. "Que fenômeno é esse que a frota aumenta, a economia cresce, e a arrecadação de ICMS sobre combustíveis está sempre igual", questiona o presidente do Afocefe Sindicato, Guilherme Campos.

Na avaliação de Campos se está escondendo a realidade, sem fiscalização sobre o que é comprado sem nota fiscal. "O sonegador recolhe o que quer e quando quer", afirma.

Outro fato que reforça a tese do presidente do Afocefe Sindicato sobre a fiscalização ostensiva é a falta de explicação da quantidade de combustível comercializada pelos postos. "O posto adquire uma quantidade de combustível, vende outra, maior, e fica por isso mesmo. Isso é sonegação, pois a venda a mais foi de mercadoria sem nota", salienta. Além da fiscalização física, Campos defende a implantação de lacre fiscal nas bombas para evitar as fraudes mostradas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo.

"Só assim teremos um pouco mais de garantia para a arrecadação pública e para a sociedade" conclui.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br