ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Técnicos do Tesouro alertam para o desaparelhamento da fiscalização no combate à febre aftosa no RS

06/01/2012


O aparecimento da febre aftosa no Paraguai acende a luz vermelha acerca da fiscalização nas fronteiras do Rio Grande do Sul. Equipes da Secretaria de Agricultura, com apoio do Ministério da Agricultura e da Brigada Militar, devem entrar em operação em rodovias estaduais e federais e áreas de atracação de balsas que fazem o transporte de carros e passageiros entre o Brasil e a Argentina.

O Afocefe Sindicato há muito tem mostrado que as atividades de fiscalização realizadas em Postos Fiscais e pelas Turmas Volantes, se contassem com um aparelhamento logístico adequado, assegurariam ao Estado melhor controle da circulação de cargas, inclusive a de gado vivo. O fechamento de Postos Fiscais e o desaparelhamento das equipes volantes em que trabalham os Técnicos do Tesouro do Estado representa a abertura de rotas para a entrada de gado vivo no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Afocefe Sindicato dos Técnicos do Tesouro, as atividades de fiscalização deveriam ser reaparelhadas para assegurar a presença permanente em todo o território estadual e melhor controle da circulação de cargas, principalmente nas regiões de fronteira.

Na contramão, no período de 1 ano, a Receita Estadual fechou cinco Postos Fiscais – em Itaimbezinho, Basílio da Gama, Pinhal da Serra, Marcelino Ramos e, recentemente, Vicente Dutra. Postos como o de Barra da Guarita, Aratiba, Maximiliano de Almeida, Rocinha, Rio Verde e Morrinhos localizados em regiões de fronteira, correm o risco de serem fechados por uma decisão equivocada da Secretaria da Fazenda.

Ao mobilizar equipes da Secretaria da Agricultura, o governo demonstra preocupação com a entrada da febre aftosa no Rio Grande do Sul. Mas ao contrário disso, não garante estrutura mínima nos principais mecanismos de fiscalização estaduais, que são os Postos Fiscais e Turmas Volantes. A solução, reiterada pelo Afocefe Sindicato, passa exclusivamente pelo aumento da fiscalização efetiva, nomeação de mais servidores e reaparelhamento de Postos Fiscais e Turmas Volantes.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br