Posto da Receita Estadual vai funcionar na prefeitura de Santo Antônio
10/11/2011
O prefeito de Santo Antônio, Daiçon Maciel da Silva, acompanhado do vereador Tadeu Neves, que representou o Poder Legislativo, da delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Andreia Peixoto dos Santos e de Isidra Ramos Lopes (conselheira do CRC) foi recebido pelo secretário adjunto da Fazenda, Milton Guaraná para tratar da instalação do posto da Receita Estadual na prefeitura de Santo Antônio. "Essa foi a terceira reunião que tivemos na Fazenda para tratar desse assunto", salientou o prefeito. Ficou definido que a prefeitura vai treinar dois funcionários para executarem as atividades junto à representação fazendária. Além disso o município vai assumir os encargos como água, luz, telefone e internet.
O posto vai funcionar no mesmo horário de expediente da prefeitura, das 12.30 às 18.30 horas. Já o atendimento personalizado será feito por agendamento, tanto na agência de Taquara, como na de Osório.
Histórico
Quando foi fechado o escritório da Receita Estadual houve críticas de que o prefeito não teria forças políticas para contornar a situação. "Não fomos avisados da decisão", destacou Daiçon. Naquela ocasião a Fazenda alegou como principal razão o fato de que todas as atividades daquela Secretaria estavam sendo informatizadas, o que tornaria desnecessário o funcionamento de escritórios em vários municípios. "As forças políticas do município, incluindo os próprios contabilistas se reuniram na Secretaria da Fazenda onde foram questionar os técnicos tendo levado consigo documento tentando mostrar que o fechamento causaria muitos prejuízos", afirma o prefeito.
Reunião
A delegada Andreia Peixoto dos Santos convida toda a classe contábil para que compareça a reunião do dia 11, sexta-feira , às 17h30min, na Câmara de Vereadores, para tratar desse assunto que é de grande importância para todos."Na reunião ficará decidido se essa medida vai suprir as nossas necessidades e servirá também para que o prefeito possa ter a clareza necessária do que se precisa para que o posto funcione a contento dos contabilistas".
Comentário do Afocefe:
Não só os volantes municipais, que foram implementados a partir de 1998 e nunca deram certo, foram suficientes para resolver a defasagem de profissionais. Agora a Receita Estadual tenta implementar posto de atendimento com servidores municipais. Ao invés da Secretaria da Fazenda realizar concurso público para sanar a falta de profissionais adota medidas paleativas para resolver a escassez de Técnicos do Tesouro, com servidores que não tem atribuições para realizar tais atividades que são de responsabilidade dos Técnicos. O Afocefe sempre fez o alerta sobre a falta de repartições no interior, já que 26 municípios com mais de 30 mil habitamtes não tem locais de atendimento.
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