ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Tortelli defende investimentos em estrutura e pessoal para melhorar arrecadação do Estado

18/10/2011
O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) foi painelista no 13° Sefaz Debate, promovido pelo Afocefe, Sindicato dos Técnicos do Tesouro, nesta segunda-feira (17) em Porto Alegre. Na ocasião Tortelli defendeu a necessidade de investimentos estruturais e contratação de pessoas para melhorar a arrecadação fiscal do Rio Grande do Sul.

Segundo Tortelli, dados técnicos mostram que a arrecadação do Estado Gaúcho tem caído, como mostram números do último mês de março, cuja arrecadação foi R$ 124 milhões menor quando comparada ao mesmo período de 2010. “A desestruturação no sistema de fiscalização, o fechamento de várias repartições, escritórios fazendários, postos fiscais fixos e móveis (turmas volantes), se não são determinantes para essa baixa, permitem aos que evadem impostos a tranquilidade de circulação e a continuidade da prática desses ilícitos”, afirma.

Diante da situação o deputado defendeu uma fiscalização ostensiva, com aparelhamento e reorganização da Secretaria da Fazenda, com realização de concurso público para preenchimento dos cargos vagos. Também o investimento em estrutura e uma política continuada de formação e aperfeiçoamento do quadro de pessoal. “Essas são ações que o governo pode perseguir como forma de melhorar a arrecadação do Estado”, disse.

Para Tortelli, o aumento da arrecadação propiciará um poder maior de investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e agricultura familiar. “Hoje a agricultura familiar é responsável por 27% do PIB gaúcho. O entanto, o orçamento destinado ao setor é de apenas 1% ao ano”, lamenta ele.

Fechamento dos postos fiscais

Tortelli também criticou o fechamento dos postos fiscais no estado. “É um equívoco que vai na contramão das metas de arrecadação por parte do Governo do Estado”, afirmou. O deputado destacou que a opinião é compartilhada com a posição das associações de municípios do Alto Uruguai, no Nordeste e Zona da Produção.
(Fonte: Site Deputado Tortelli - al.rs.gov.br)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br