ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Qualidade das palestras e grande participação do público fizeram o sucesso 13° Sefaz Debate

18/10/2011

A presença maciça dos Técnicos do Tesouro do Estado deu o tom ao 13° Sefaz Debate. O evento anual promovido pelo Afocefe Sindicato, neste ano, contou com a participação de mais de 300 inscritos, vindos dos mais diversos municípios do estado.

Em sua 13° edição, o Sefaz Debate abordou a sustentabilidade financeira do Rio Grande do Sul, e foi abrilhantado com a presença de importantes figuras da política e da área financeira e tributária do país.

Na abertura do evento, o Governador do Estado, Tarso Genro, falou sobre o atual momento econômico. Segundo ele, o momento que o Brasil passa exige um olhar aprofundado em relação às funções do Estado. Para ele, a administração pública deve contemplar equilíbrio das finanças e investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança. Enfático, falou não acreditar em reforma tributária. “Temos que preparar o estado para uma transição na questão tributária”, disse.

Em seu discurso, o presidente do Afocefe Sindicato, Guilherme Campos, frisou a importância de aumentar a arrecadação do Estado, ao investir em melhorias nas condições de trabalho dos Técnicos do Tesouro e na aparelhagem dos Postos Fiscais e Turmas Volantes. "O Estado cresce e a capacidade de investimentos ainda é insuficiente", salientou. Ressaltou que a presença do estado é fundamental para coibir a sonegação. “O concurso público para Técnico do Tesouro é imprescindível para suprir a carência na fiscalização nos Postos Fiscais e Turmas Volantes”, salientou.

O Secretário da Fazenda, Odir Tonollier, também participou do evento. Em sua fala, cumprimentou o Afocefe pelo evento. O Estado passa por problemas estruturais e os servidores públicos ligados ao fisco precisam ter clareza sobre como enfrentar esses problemas. “A má situação das contas do estado reflete em todos os campos. Temos a obrigação de reverter estes índices negativos”, afirmou.

Ainda no período da manhã, houve o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde. Segundo ele, não é possível continuar nos marcos atuais de transferência de recursos, o que inviabiliza o orçamento. Para ele, é possível identificar um bom gestor à medida em que se enxerga no orçamento o que estava no discurso. "O cidadão só reconhece o serviço da fazenda quando sua vida melhora".

Participaram do painel na parte da manhã o economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Alfredo Meneghetti, o deputado federal, Jerônimo Goergen, representando a Comissão de Finanças da Câmara Federal, além dos deputados estaduais Altemir Tortelli, Raul Carrion e Zilá Breitenbach, que representou a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.

No período da tarde, foram apresentados os relatos dos Sindicatos que representam a mesma categoria dos Técnicos do Tesouro em outros estados da Federação. Representantes do SINDIRECEITA e dos estados de Roraima, Rondônia, Minas Gerais e Amazonas falaram ao público sobre as experiências positivas e sobre as dificuldades vividas pela categoria em outras regiões do país.

Imagens relacionadas:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br