Nova ligação entre o RS e Santa Catarina carece de controle fiscal
18/08/2011
Com a nova ligação entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina através da ponte sobre a barragem da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, no rio Uruguai, divisa entre os municípios de Alpestre, abre-se nova rota para o trânsito de cargas livre de fiscalização.
A liberação do trânsito sobre a via, além de oferecer maior comodidade à sociedade por acelerar o escoamento de produções e deslocamento entre estados, estende esta facilidade de locomoção ao crime de sonegação e pirataria já que o Posto Fiscal de Alpestre não existe mais. O Afocefe saúda a conquista dos municípios do Norte do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina que recebem uma valiosa via para prosperar o desenvolvimento econômico da região, porém reforça o alerta de aumento na fiscalização ostensiva. A nova rota encurta as distâncias, inclusive, com os principais mercados acolhedores dos frutos da sonegação localizados no Centro do País.
A sugestão do Sindicato para dar celeridade a qualquer intenção da Receita em controlar mercadorias no local, é que as guaritas de vigilância utilizadas durante a construção do empreendimento, que ainda permanecem no local, possam ser adaptadas para possibilitar maior controle sobre os 598 metros de extensão da ponte.
|
|