Município de São João da Urtiga dá exemplo de conscientização fiscal
17/08/2011
Um importante instrumento de conscientização contra a sonegação foi lançado em São João da Urtiga, município da Região Nordeste, que vem se destacando junto ao Estado pelo fortalecimento das questões fiscais. No dia 12 deste mês, a Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de São João da Urtiga (ACISAU), em parceria com a prefeitura municipal, lançou a campanha Sua Nota Vale uma Nota que sorteará no final do ano, durante a Expo São João, R$ 7.500,00 em prêmios.
A campanha tem o objetivo de aquecer a economia urtiguense. Para concorrer o consumidor deve comprar nas empresas associadas a ACISAU, identificadas com o adesivo da campanha, preencher o cupom recebido na compra e colocar na urna. Outra forma de participar é trocando notas fiscais de compras em qualquer empresa de São João da Urtiga por cupons na prefeitura municipal. A campanha Sua Nota Vale Uma Nota já deve aquecer as vendas de dia dos pais no município em agosto e promete manter em alta as vendas até o final do ano. No início de agosto, a diretoria do Afocefe Sindicato, acompanhada do prefeito de São João da Urtiga, Ederildo Paparico Bachi (PDT), que também preside a Associação dos Municípios do Nordeste do Estado (Amunor), manifestou ao secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, preocupação com a ameaça de fechamento de Postos Fiscais de divisa com Santa Catarina. A direção do Afocefe explicou que a falta de pessoal para atender Postos Fiscais de maior porte tem causado remanejo de servidores, deixando desassistidas outras unidades. Acompanhado do vice-presidente do Sindicato, Clésio da Silva, e do diretor Jurídico, Ives Agamenon Lucas, o presidente do Afocefe, Guilherme Campos apontou que os Postos Fiscais em Basílio da Gama, Pinhal da Serra e Marcelino Ramos foram fechados. Segundo ele, é fundamental que o Executivo realize concurso para suprir a carência de Técnicos do Tesouro, possibilitando evitar o retrocesso do Estado em relação à arrecadação fiscal.
O prefeito Paparico garantiu que está mobilizando as prefeituras do Norte do Estado e um documento endossado pela Amunor apontando as necessidades da manutenção do Posto Fiscal será entregue ao secretário Afonso Motta.
|
|